A Parte pelo Todo: Fundão recebe apresentação do estudo da DGARTES e Universidade de Coimbra

estudos & relatórios
A Parte pelo Todo: Fundão recebe apresentação do estudo da DGARTES e Universidade de Coimbra
Inquérito Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal

O Fundão recebeu esta manhã o resultado do estudo "A Parte Pelo Todo. Relatório do Inquérito Práticas Ecológicas e Sustentáveis nas Artes Performativas em Portugal”, pelos responsáveis pela Coordenação Científica Fernando Matos de Oliveira e Vânia Maria da Silva Rodrigues.

A sessão decorreu na Sala da Concha do Casino Fundanense e contou com a presença do Presidente da Câmara do Fundão, bem como agentes culturais e estruturas artísticas da região.

Este relatório é um dos resultados da parceria institucional celebrada entre a DGARTES e a Universidade de Coimbra, através do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20).

Trata-se de um estudo exploratório a partir de um amplo inquérito de escuta dos posicionamentos, práticas e necessidades de uma parte da comunidade artística em Portugal, cujos resultados (parciais) são agora partilhados e analisados e que inclui também uma componente crítica e contextualizadora, apresentando mesmo recomendações de políticas públicas para integrar a sustentabilidade ambiental nas políticas culturais.

A publicação surge no quadro de uma investigação mais ampla, que se encontra atualmente ainda em curso no Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, estando integrada na plataforma Modes of Production – Performing Arts in Transition e beneficiando de financiamento da FCT através do projeto exploratório GREENARTS (PTDC.2022.01609), um projeto que reflete criticamente acerca do modo como as artes performativas percepcionam e atuam em face do imperativo ecológico.

Saiba mais sobre este projeto: https://www.uc.pt/ceis20/modesofproduction/atividades/estudo/

 


Data de publicação: 09 de maio de 2025