A Dafne Editora apresenta o livro "Dánae e Penélope", de Francisco Tropa, André Cepeda e Nuno Brandão Costa, no dia 17 de maio, no Terminal Intermodal de Campanhã, Porto. Serão organizadas 2 visitas às esculturas, no dia 24, por André Cepeda, e no dia 7 de junho, por Francisco Tropa.
“Tudo começa num terminal. Neste caso é o Terminal Intermodal de Campanhã, um nome embrenhado nas técnicas de planeamento urbano que esteve na origem do mais novo livro da Dafne Editora, Dánae e Penélope.
A história é simples, um arquitecto, um escultor e um fotógrafo encontraram-se num jardim. O arquitecto tinha desenhado o lugar, o escultor trouxe dois mitos clássicos, e o fotógrafo construiu um retrato do encontro. Nuno Brandão Costa, Francisco Tropa e André Cepeda são amigos e cúmplices de longa data, Tropa concebeu as estátuas para o espaço público de Campanhã, no Porto, projectado por Brandão Costa, e Cepeda fotografou o que agora é o conteúdo do livro.
É um livro para ser manuseado, com várias camadas de ideias implícitas, com movimentos intuídos, inquietações que permanecem sem resposta. Um livro para entender com as mãos e a cabeça”.
"Dánae e Penélope" é apoiado pela República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.
Autores: Francisco Tropa, André Cepeda, Nuno Brandão Costa
Organização: Dafne Editora
Características do livro
Edição: Dafne Editora
Colecção: Equações de Arquitectura: n.º 48
Dimensões: 152 p., 15,0×22,5 cm
Design: Manuel Granja
Peso: 350 g
Data: Maio de 2025
ISBN: 978-989-8217-66-0
PVP: 21,00 euros
MAIS INFORMAÇÕES
https://dafne.pt/livro/danae-e-penelope/
Data de publicação: 15.05.2025