Decorre até 13 de junho de 2025 o prazo para apresentação de candidaturas ao Programa de Residências Artísticas lançado pelo S+T+ARTS AQUA MOTION, a realizar em quatro países europeus: Portugal, Itália, Países Baixos e Áustria.
S+T+ARTS AQUA MOTION convida artistas de todas as disciplinas a candidatarem-se a um programa de residências interdisciplinares único, focado no futuro da água na Europa.
Numa altura em que o continente europeu enfrenta questões de ordem ambiental e económica, nomeadamente a escassez de água, a poluição, as alterações climáticas e a perda de biodiversidade, que afetam a sociedade e os ecossistemas, AQUA MOTION, apoia a experimentação artística que aborde e enfrente os desafios que se colocam. O programa visa apoiar colaborações entre artistas, cientistas, engenheiros e investigadores e especialistas em recursos hídricos, com vista ao desenvolvimento de tecnologias mais criativas, inclusivas e sustentáveis.
S+T+ARTS AQUA MOTION compreende uma residência artística de 9 meses, seguida de um programa de desenvolvimento adicional de 4 meses, com a finalidade de promover pesquisas criativas e colaborações significativas entre arte, tecnologia, ciência e parceiros sociais.
Serão selecionados 25 artistas para as residências europeias, que terão lugar em Portugal (9 residências), Itália (6 residências), Países Baixos (5 residências), Áustria (5 residências). A iniciativa está aberta a artistas de qualquer nacionalidade que possam viajar para o país de acolhimento da residência.
O programa de residências proporciona:
- Orçamento de 40.000 euros por residência artística, cobrindo honorários artísticos, custos associados à participação em exposições e eventos públicos e outras despesas relevantes necessárias para a implementação bem-sucedida da residência (incluindo a produção de obras de arte ou protótipos).
- Acesso a recursos especializados, infraestrutura tecnológica e instalações fornecidas pelas instituições anfitriãs da residência.
- Participação num Programa de Mentoria individualizado.
- Orientação e apoio especializado dentro da estrutura interdisciplinar 5-Helix, permitindo que os artistas colaborem estreitamente com representantes de empresas, academia, governos e sociedade civil.
- Acesso à extensa rede europeia de S+T+ARTS, incluindo participação em eventos de construção de comunidade, workshops e oportunidades de networking (tanto online quanto presenciais).
- Oportunidades para apresentar resultados artísticos em exposições e eventos internacionais de destaque, incluindo possível participação numa conferência no Festival Ars Electronica, na Bienal de Veneza, em eventos pop-up em Bruxelas e outros eventos de alta visibilidade.
- Visibilidade por meio de atividades de comunicação de alto impacto para promover a produção artística e seus desdobramentos de inovação.
Mais informações (guia para os candidatos e brochura “Desafios”) e candidaturas AQUI.
No dia 16 de maio, pelas 13h30 (CET) será realizada uma sessão de esclarecimento a todas as pessoas interessadas. Link para a sessão aqui.
Apresentação da iniciativa S+T+ARTS em https://www.youtube.com/watch?v=Dtst9KfeDXY.
O consórcio AQUA MOTION reúne as seguintes entidades: INOVA+ (Portugal) (Coordenador), AIR CENTER (Portugal), +ATLANTIC CoLAB (Portugal), Rio Neiva (Portugal), WAAG (Países Baixos), Hortimare VM (Países Baixos), Ars Electronica (Áustria), TU Wien (Áustria), WAMU-NET (Itália), MUSE (Itália), Pro Progressione (Hungria), KIKK (Bélgica).
STARTS (Ciência, Tecnologia e Artes) é uma iniciativa da Comissão Europeia, lançada no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte Europa.