Já está disponível, nas plataformas digitais, “Identidades Sonoras II”, o projeto que convida curadores e curadoras de cada um dos países que integram o IBERMÚSICAS a propor uma viagem pelos mapas musicais das suas nações, a partir de uma visão autoral, integrando artistas musicais apoiados pelos mais recentes concursos e linhas de apoio do Programa.
A cada curador/a foi proposto apresentar uma lista de 50 canções de artistas musicais do seu país, sob o conceito de “Fronteiras”, abordado a partir de uma multiplicidade de perspetivas (fronteiras geográficas, culturais, simbólicas, delimitações possíveis ou imaginárias ou dissimuladas).
Cristina Clara é a curadora convidada que representa Portugal, com a lista Fronteiras de Vento, “uma narrativa sonora que explora a ideia de fronteira como possibilidade de cruzamento em que a identidade não se apaga. Fronteiras geográficas, culturais e entre géneros musicais são o mote desta viagem”.
Ouça a lista “Fronteiras de Vento” aqui
---
Integram o Identidades Sonoras II:
Cristina Clara (Portugal)
Florencia Núñez (Uruguai)
Barbarita Palacios (Argentina)
Javier Marín (Venezuela)
Marcos Sacramento (Brasil)
Pepita García Miró (Peru)
Pascuala Ilabaca (Chile)
Jennifer Hicks (Paraguai)
Sofia Elena Sánchez Messier (Colômbia)
Carlos Méndez (Panamá)
Elena Zuñiga (Costa Rica)
Iracema de Andrade (México)
Karmento (Espanha)
Carla Calasanz (Equador)
Alejandro Falcón (Cuba)
Aceda à playlist Identidades Sonoras II aqui
---
Criado em 2011, o IBERMÚSICAS é composto por 15 países-membros. A adesão de Portugal, sob proposta DGARTES, em 2020, conferiu uma dimensão intercontinental ao Programa. Com uma participação ativa na definição das linhas estratégicas do Programa, integrando o seu Comité Executivo, Portugal tem desenvolvido esforços no sentido de robustecer a diversidade cultural do Programa, através da abertura a novos países Ibero-Americanos, aos países africanos de língua portuguesa e a países europeus que possam integrar este programa de efetiva cooperação cultural.
A DGARTES é o organismo público responsável pela operacionalização do IBERMÚSICAS em Portugal.