Decorre até 14 de junho de 2025 o prazo para apresentação de candidaturas à iniciativa TIDAL ArtS: Lighthouse, que visa a criação de obras de arte e uma abordagem artística dos desafios ambientais que se colocam em ligação com ambientes aquáticos da União Europeia. Esta iniciativa no domínio artístico está associada à Missão da União Europeia "EU Mission "Restore our Ocean and Waters", uma iniciativa da UE para restaurar a saúde dos seus oceanos e águas. Os "Faróis" ("lighthouses") não são faróis físicos no sentido tradicional, mas polos e plataformas estratégicos para impulsionar mudanças e fomentar a inovação em termos de proteção e recuperação dos mares e rios europeus através do desenvolvimento e da implementação de soluções inovadoras em diversas vertentes – tecnológicas, sociais, empresariais e de governação.
Podem inscrever-se, a título individual ou coletivo, artistas e criativos oriundos de países das regiões do Atlântico-Ártico, Mediterrâneo, Báltico-Mar do Norte e Danúbio-Mar Negro
Os projetos devem ser concluídos até junho de 2026 e envolver a colaboração de cientistas, educadores e comunidades.
Serão escolhidos cinco artistas de cada uma das quatro regiões referidas.
Cada projeto deverá resultar numa expressão artística criativa exibida publicamente, impulsionada pelo envolvimento dos cidadãos e pelo conhecimento científico, numa comunidade europeia selecionada pelo artista. Devem ser utilizados métodos inovadores baseados na arte e na criatividade para desbloquear e fortalecer a ligação do público com os seus ambientes aquáticos.
As obras artísticas e práticas criativas incluem o desenvolvimento de produções artísticas nas áreas das artes visuais, literárias, performativas, plásticas e digitais, bem como na música, no design e na arquitetura.
Os projetos podem incluir uma ou mais das seguintes atividades:
• Exposições, exposições, instalações
• Workshops
• Artes visuais, literárias, performativas e/ou digitais
• Arquitetura e design
• Debates artísticos
• Exposições públicas de arte
• Atividades de sensibilização para a arte/oceano
Os artistas inscritos serão convidados a elaborar um projeto no valor de 15.000 euros, incluindo a apresentação de um orçamento. Viagens, envolvimento com a comunidade, materiais e custos pessoais serão elegíveis para financiamento.
A política marítima integrada (PMI) da União Europeia consiste numa abordagem holística de todas as políticas da UE relacionadas com o mar. Esta política assenta na ideia de que a União pode colher mais benefícios do seu espaço marítimo com um menor impacto ambiental através da coordenação da sua vasta gama de atividades interligadas relativas aos oceanos, aos mares e ao litoral. A PMI visa, assim, reforçar a chamada economia azul, englobando todas as atividades económicas marítimas (In.https://www.europarl.europa.eu/factsheets/pt/sheet/121/politica-maritima-integrada-da-uniao-europeia).
Mais informações e candidatura aqui