DGARTES promove terceiro encontro Arte e Coesão Territorial na Sertã

apoio às artes
DGARTES promove terceiro encontro Arte e Coesão Territorial na Sertã
1 de julho, Associação dos Mandriões do Vale Fértil

A Direção-Geral das Artes realizará, no próximo dia 1 de julho de 2025, na Sertã, o terceiro encontro de projetos apoiados pelo Programa em Parceria Arte e Coesão Territorial.

O encontro será realizado na Casa de Gigante, no lugar de Vale do Pereiro, nas instalações da Associação dos Mandriões do Vale Fértil, em parceria com a Câmara Municipal da Sertã, e contará com a presença de equipas dos projetos apoiados, bem como de participantes e parceiros envolvidos nos projetos.

Como principal tema, este terceiro encontro de projetos abordará a sustentabilidade e continuidade no território. À semelhança dos primeiros encontros realizados (em Pampilhosa da Serra, em Miranda do Douro e no Redondo), a DGARTES prossegue, com esta iniciativa, uma abordagem de auscultação às entidades apoiadas, no sentido de conhecer as suas dinâmicas e debater sobre os caminhos mais suscetíveis de serem melhorados ou mantidos, face às principais preocupações e resultados dos projetos.

Estarão presentes neste encontro o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, o Presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, Rui Telmo Gomes (OPAC) que moderará as apresentações dos projetos, e ainda Magda Henriques (Carreiros para Futuros Ancestrais) e José Reis (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), que participarão numa discussão e debate sobre os projetos apresentados.

→ Programa do Encontro

Lista de Projetos Arte e Coesão Territorial

A DGARTES agradece ao Município da Sertã e à Associação dos Mandriões do Vale Fértil pelo acolhimento e parceria na organização deste encontro.


O Programa de Apoio em Parceria Arte e Coesão Territorial resulta de um acordo celebrado entre a DGARTES e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa / Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC) com o objetivo de fomentar a coesão territorial, corrigindo assimetrias regionais no acesso à criação e fruição culturais. 

A primeira edição deste Programa de Apoio permitiu apoiar 34 projetos em 30 municípios, localizados em 16 sub-regiões NUTS III, com atividades nos domínios de criação, programação ou ações estratégicas de mediação, e nas áreas artísticas de artes plásticas, design, fotografia, música, teatro e cruzamento disciplinar.


Data de publicação: 26 de junho de 2025