A Orquestra de Jovens da União Europeia (European Youth Orchestra -.EUYO) iniciará, no próximo dia 14 de julho, o Estágio de Verão 2025.
Ao longo de seis semanas, até 20 de agosto, esta iniciativa abrangerá residências, ensaios e concertos e mais de vinte atuações, na Áustria, Alemanha, Itália e Países Baixos.
Os concertos serão dirigidos pelo Diretor Musical Iván Fischer, o ex-Maestro Principal Vasily Petrenko e terão como solistas Alina Ibragimova (Violino) e Pablo Ferrández (Violoncelo).
O repertório sinfónico incluirá Enescu, Tchaikovsky, Stravinsky, Shostakovich e Dvořak, estando ainda planeado um projeto especial em torno de Luciano Berio e Arnold Schoenberg, numa celebração do centenário do nascimento de Berio.
No campus de Grafenegg (Áustria), serão abordados novos modos de aprimorar a excelência das apresentações da EUYO, através dos Music Labs, para aspetos de bem-estar dos músicos e preparação para concertos, desde o repertório até a formação de carreiras e trabalho em parceria com a Universidade de Educação Continuada de Krems, bem como a continuação do trabalho de colaboração e mentoria com a Lower Austrian Music Schools Management, parceira do Music Hub Austria.
Sobre a OJUE:
A EUYO – European Union Youth Orchestra é uma das mais conceituadas orquestras do mundo. Fundada no Reino Unido, em 1976, reúne os mais talentosos jovens instrumentistas de cada um dos Estados-membros da União Europeia, assumindo-se como um projeto europeu de excelência. Para além de um programa de formação diversificado e inovador, com professores, maestros e solistas de renome internacional, a EUYO oferece aos seus jovens músicos a oportunidade de se apresentarem nas mais emblemáticas salas de concertos do mundo.
A participação portuguesa na OJUE é suportada pela Direção-Geral das Artes/ Ministério da Cultura e pelo Instituto Camões/ Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Data de publicação: 10 de julho de 2025