DGARTES apoia a circulação internacional de 109 projetos artísticos por 51 países

apoio às artes
DGARTES apoia a circulação internacional de 109 projetos artísticos por 51 países
[decisão final]

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) vai financiar a circulação internacional de 109 projetos artísticos por 51 países em quatro continentes (África, Ásia e América  e Europa). Os candidatos foram hoje notificados da decisão final deste concurso, que revela um aumento de mais de 13% face aos 96 projetos apoiados no concurso anterior.

Dos 51 países abrangidos, destacam-se o Brasil com 44 projetos, Espanha (17), Japão (11), e França (10), seguindo-se o México (9), Cabo Verde (8), Itália (6), Angola (5) e São Tomé e Príncipe (5). Estes resultados revelam um aumento de mais de 20% quanto ao número de países envolvidos, em relação ao concurso anterior.

Serão realizadas atividades nas áreas de Música (45), Teatro (24), Dança (12), Artes Plásticas (12), Cruzamento Disciplinar (8) e Fotografia (4), seguindo-se as áreas de Design (2), Circo (1) e Artes de Rua (1).

Com um montante financeiro global disponível de 1 milhão e 35 mil euros (1.035.000,00 €), o concurso de 2025 do Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização destina-se a apoiar, maioritariamente, o desenvolvimento e circulação internacional de obras e projetos, contemplando, também, ações de intercâmbio, integração em redes internacionais e o acolhimento de promotores em contexto de programação no estrangeiro.  

Em linha com as opções estratégicas da política externa portuguesa (que privilegiam o fortalecimento das relações com os países mais próximos e com países de língua portuguesa), a DGARTES definiu como objetivos estratégicos para este concurso a dinamização das artes e a cultura portuguesa em Espanha ou nos países da CPLP, que encontram na língua portuguesa um marco comum de transformação social e política, bem como a dinamização da internacionalização das artes e da cultura portuguesa nos países da América Latina e no âmbito de iniciativas bilaterais entre Portugal e o Japão, México, Índia, Malásia, Vietname, Argélia e Egito. 

Conheça a Decisão Final

 


Data de publicação: