De 25 a 29 de julho, o TheatreWorks, na Califórnia, recebe "Cantar de Galo" ("Old Cock"), uma peça escrita para Jorge Andrade (Mala Voadora) pelo escritor norte-americano Robert Schenkkan (vencedor dos Prémios Pulitzer e Tony). Apresentada pela primeira vez em maio de 2024, no Porto, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), a peça — um monólogo sobre a lenda do galo de Barcelos, utilizada para propaganda do Estado Novo — já circulou por Aveiro, Braga, Cercal do Alentejo, Coimbra, Paredes de Coura, Viseu, entre outras localidades.
SINOPSE
O “Galo de Barcelos” é o souvenir mais popular de Portugal, vendido como bibelot, porta-chaves, íman para frigorífico, postal… Em Cantar de Galo, ele ganha vida. Altivo, conta-nos a sua história: salvou da forca um peregrino erradamente acusado de um crime. Mas não está satisfeito, exige explicações e quem surge para o esclarecer é Salazar, o ditador que manteve Portugal no fascismo durante 40 anos. É assim que o galo fica a saber que, afinal, faz parte da ficção nacionalista manipuladora que Salazar inventou. O Galo recupera a sua vocação de justiceiro e vai querer vingar-se do populista Salazar. Cantar de Galo é uma peça escrita para Jorge Andrade pelo escritor norte-americano Robert Schenkkan, vencedor dos Prémios Pulitzer e Tony.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
direção: Jorge Andrade, com assistência de Pedro Moldão .
com: Jorge Andrade
texto: Robert Schenkkan
tradução: Joana Frazão
cenário: José Capela
figurino: José Capela, com execução de Miss Suzie
caracterização: Cidália Espadinha
vídeo: Um Segundo Filmes
sonoplastia: Sérgio Delgado
luz e direção técnica: João Fonte
equipa de produção: Cláudia Teixeira e João Fonte
coprodução: FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, Teatro Viriato, Theatro Circo
agradecimentos: Teatro Nacional São João
→ bilhetes à venda em https://theatreworks.org/new-works/nwf/old-cock/
A mala voadora é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes