IBERCENA: Zia Soares integra grupo de reflexão sobre a realidade dos artistas afrodescendentes

Cooperação Ibero-Americana
IBERCENA: Zia Soares integra grupo de reflexão sobre a realidade dos artistas afrodescendentes
[Confluências das Artes Cénicas Afro-Ibero-Americanas e da Diáspora]

Zia Soares © Miguel de Barros

O Programa IBERCENA anunciou os nomes selecionados para o Projeto Especial “Confluências das Artes Cénicas Afro-Ibero-Americanas e da Diáspora”, uma iniciativa que desafia agentes das Artes Performativas do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Panamá e Portugal a repensar políticas públicas mais representativas, através de um espaço de reflexão e mapeamento coletivo, abordando o estado atual das políticas públicas vigentes e as condições de desenvolvimento profissional e empregabilidade de artistas afrodescendentes em diferentes territórios.

A encenadora e atriz Zia Soares foi selecionada por parte de Portugal, juntamente com Ellen Cristina Pereira da Costa (Brasil), Wilfran Barrios Paz (Colômbia), Stephannie Davis (Costa Rica) e Leonel Abdul Góndola Valdes (Panamá).

Foram recebidas 62 candidaturas, avaliadas com base na experiência profissional em artes performativas, bem como na participação e conhecimento em processos ligados a políticas culturais para o setor afrodescendente. Também foi tida em conta a capacidade de influência das pessoas candidatas no desenvolvimento de estratégias culturais nos seus próprios territórios. Este processo procurou, também, garantir a paridade de género, a diversidade disciplinar e a representatividade de diferentes perfis dentro do ecossistema artístico, em linha com os princípios orientadores do Programa IBERCENA.

Até outubro de 2025, este grupo de especialistas reunir-se-á quer em sessões virtuais quer presencialmente em Limón, Costa Rica, juntamente com a equipa gestora do projeto, o Presidente e a Secretária Técnica do Programa. O trabalho centrar-se-á em três grandes eixos: o estado atual das Artes Cénicas afrodescendentes nos seus contextos locais, a análise de políticas públicas e quadros normativos existentes, e as condições atuais de desenvolvimento profissional e empregabilidade de artistas afrodescendentes na região. Estas reflexões servirão de base para a conceção do próximo Planeamento Estratégico 2026–2030 do IBERCENA.

Segundo Zaida Rico, Secretária Técnica do IBERCENA, esta iniciativa “representa um passo histórico e fundamental para o Programa, reconhecendo e amplificando assim as vozes cénicas afrodescendentes dentro do Espaço Cultural Ibero-Americano. Com este projeto, não só abrimos uma conversa (ainda pendente?), como também pretendemos que as propostas resultantes deste Think Tank possam influenciar o planeamento estratégico do Programa a médio e longo prazo.”

Este Projeto Especial é promovido pelo Ministério da Cultura e Juventude da Costa Rica, pelo Teatro Popular Melico Salazar e pelo Programa Nacional para o Desenvolvimento das Artes Cénicas (PROARTES), com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e de instituições-chave dos outros quatro países participantes: a FUNARTE do Brasil, o Ministério das Culturas, das Artes e dos Saberes da Colômbia, o Ministério da Cultura do Panamá e o Ministério da Cultura, Juventude e Desporto de Portugal, através da Direção-Geral das Artes.

A adesão da Portugal ao IBERCENA teve lugar em 2019, sob proposta da DGARTES. Portugal integra o Comité Executivo com a Presidência do Chile, a par da Colômbia, Espanha, Brasil e Costa Rica. A DGARTES é o organismo que operacionaliza o Programa IBERCENA em Portugal, a par dos Programas IBERMÚSICAS e IBERORQUESTRAS JUVENIS.

 

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Data de publicação: 24 de julho de 2025