IBERCENA volta a atribuir Bolsas de Investigação Magaly Muguercia

Cooperação Ibero-Americana
IBERCENA volta a atribuir Bolsas de Investigação Magaly Muguercia
Apoio à Investigação

Magaly Muguercia

O Programa IBERCENA abre, pela segunda vez (e bienalmente), as candidaturas para a Bolsa de Investigação Magaly Muguercia (2025-2027). A iniciativa, em reconhecimento do vasto trabalho da investigadora e ensaísta, visa promover a investigação profissional através do apoio à conclusão de projetos de investigações já iniciados no contexto das Artes Cénicas do Espaço Cultural Ibero-Americano. Será financiada a conclusão, publicação e divulgação de dois projetos de investigação, com um montante de 7.500 euros (para cada um dos projetos). As áreas artísticas elegíveis são o teatro, a dança, o circo, as artes de rua e/ou todas as interdisciplinas que resultam da combinação destas áreas. 

A Bolsa tem uma duração total máxima de um ano e seis meses (desde junho de 2026 a novembro de 2027) e a apresentação de candidaturas decorre de 17 de setembro a 5 de novembro de 2025, até ao meio-dia, segundo o fuso horário de cada um dos Países Membros. 

Na edição de 2023-2024, uma das Bolsas foi atribuída à associação cultural portuguesa Trema, para o projeto "Há quanto tempo não estamos aqui? Uma escrita sobre negras práticas teatrais”.

A Direção Geral das Artes integrou o IBERCENA em novembro de 2019, na qualidade de representante de Portugal, tornando assim possível a participação das estruturas artísticas portuguesas no Programa. 

Conheça o Aviso de Abertura

Consulte as Perguntas Frequentes

 

 


Data de publicação: 01.08.2025