Este – Estação Teatral apresenta "Descaminho" em Ciudad Rodrigo

Internacionalização
Este – Estação Teatral apresenta "Descaminho" em Ciudad Rodrigo
com o apoio da DGARTES

© Pedro Delgado 

O espetáculo "Descaminho", da Este – Estação Teatral, vai ser apresentado este mês em Ciudad Rodrigo (Espanha), com o apoio da Direção-Geral das Artes. A apresentação decorre na 28.ª edição da Feria de Teatro de Castilla y León, no dia 29 de agosto, às 21h, no Espacio Afecir.

"Descaminho" estreou em 2024, no âmbito da celebração dos 20 anos da ESTE – Estação Teatral. A peça parte de um "levantamento de testemunhos orais na zona raiana da Beira Interior e de material de arquivo, obras documentais e literárias e caminhadas de pesquisa pelas rotas de contrabando transfronteiriças". O projeto começou com uma pesquisa etnográfica, antropológica e de arquivo, culminando numa "transposição poética, assente nas linguagens do teatro físico, máscara e objetos, bilíngue, na fronteira entre o real e a ficção, entre o vivido e a pós-memória".

Com encenação e dramaturgia de Sofia Cabrita (em cocriação com Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares), "Descaminho" conta com as interpretações de Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares.


SINOPSE

- Lembra-se?
Quando perguntávamos sobre o tempo do contrabando, as respostas eram vagas, sem comprometer as narrativas que se ouvem por toda a raia…. Foi preciso perguntar outra vez, esperar, deixar que surgissem as memórias, as entre histórias menos oficiais e, sobretudo, ficar atentos aos gestos de recontar. Através das máscaras, dos objetos, das imagens, de documentos oficiais e privados e ecos de homens e mulheres dos dois lados da fronteira, quisemos fazer uma homenagem ao ato de lembrar. Neste espetáculo, as personagens deslocam-se à procura do passado, não ficam paradas a olhá-lo de longe. Com elas, cruzamos as fronteiras portuguesa e espanhola, levamos e trazemos escondidos os carregos, esquivamos o perigo, jogamos o jogo, lembramos, apagamos e encontramo-nos sempre a meio caminho: entre a realidade e a ficção.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Encenação e Dramaturgia: Sofia Cabrita em cocriação com Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares / Interpretação: Javier Ariza, Joana Poejo e Tiago Poiares / Espaço Cénico: Mário Melo Costa / Figurinos: Ana Baleia / Máscaras: Alessandra Faienza / Música: Pedro Rufino / Apoio à criação: Samuel Querido / Desenho de Luz: Pedro Fino / Design Gráfico: Jorge Portugal / Vídeo: Ruben Páscoa / Fotografia: Pedro Delgado / Assistência de Produção: Elisabete Rito / Direcção de Produção: Alexandre Barata

 

 

 


Data de publicação: 12.08.2025