DGARTES participa na CONFERÊNCIA “Lugares de ninguém, povos de todos” no Festival Altitudes

conferência
DGARTES participa na CONFERÊNCIA “Lugares de ninguém, povos de todos” no Festival Altitudes
15 de agosto, Castro Daire

O Teatro do Montemuro volta a promover um momento de reflexão sobre "os lugares de ninguém que são, afinal, povos de todos, através da resistência de projetos culturais e da sonoridade".

Inserida na programação da 28.ª edição do Festival Altitudes (Aldeia de Campo Benfeito, Castro Daire), a CONFERÊNCIA “Lugares de ninguém, povos de todos” pretende resgatar memórias que promovam o futuro, inspirando novas abordagens culturais.

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, vai participar na conferência com uma reflexão sobre as questões que envolvem a desertificação e de que modo a cultura pode constituir um veículo para comunicar e inverter esta situação. Dirigida pelo jornalista José António Pereira, a conferência irá ainda contar com os testemunhos de Carlos Clara Gomes (cantautor, compositor e dramaturgo), Paulo Almeida (Presidente da Câmara do Município de Castro Daire) e Tiago Pereira (“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”).


Conferência LUGARES DE NINGUÉM, POVOS DE TODOS – José António Pereira e TRSM

SINOPSE

“Lugares de ninguém, povos de todos”: a música a unir territórios

Que poder pode ter a música na hora de evocar um lugar?
A que emoções conduzem os acordes quando que nos levam por viagens memória adentro?

O Teatro do Montemuro volta a promover um momento de reflexão sobre os lugares de ninguém que são, afinal, povos de todos, através da resistência de projetos culturais e da sonoridade – porque somos todos filhos de uma herança musicada que marca gerações por trauteares inegáveis e ricos de uma profunda identidade cultural.
À boleia dos 35 anos de história de uma companhia que se afirmou num território cada vez mais despovoado, o Teatro do Montemuro quer resgatar memórias que promovam o futuro, inspirando novas abordagens culturais. Através dos testemunhos experientes de Carlos Clara Gomes (cantautor, compositor e dramaturgo) e de Tiago Pereira (“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”), Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes) e de Paulo Almeida (Presidente da Câmara de Castro Daire), somos chamados a pensar, uma vez mais, como a arte pode ser a réstia de esperança para preservar a magia de um lugar a que a modernidade, tantas vezes, quer impor uma triste sina.
E porque a mudança pode começar nestes valiosos projetos, esta é uma conversa a não perder: dia 15 de agosto, às 16 horas.


CONFERÊNCIA DIRIGIDA POR José António Pereira (jornalista)

ORADORES CONVIDADOS Carlos Clara Gomes (cantautor, compositor e dramaturgo), Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes), Dr. Paulo Almeida (Presidente da Câmara do Município de Castro Daire) e Tiago Pereira (“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”).


A edição deste ano do Festival Altitudes decorre até 16 de agosto.

conheça o programa

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes


 

 

 


Data de publicação: 12.08.2025