O Teatro do Montemuro volta a promover um momento de reflexão sobre "os lugares de ninguém que são, afinal, povos de todos, através da resistência de projetos culturais e da sonoridade".
Inserida na programação da 28.ª edição do Festival Altitudes (Aldeia de Campo Benfeito, Castro Daire), a CONFERÊNCIA “Lugares de ninguém, povos de todos” pretende resgatar memórias que promovam o futuro, inspirando novas abordagens culturais.
O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, vai participar na conferência com uma reflexão sobre as questões que envolvem a desertificação e de que modo a cultura pode constituir um veículo para comunicar e inverter esta situação. Dirigida pelo jornalista José António Pereira, a conferência irá ainda contar com os testemunhos de Carlos Clara Gomes (cantautor, compositor e dramaturgo), Paulo Almeida (Presidente da Câmara do Município de Castro Daire) e Tiago Pereira (“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”).
Conferência LUGARES DE NINGUÉM, POVOS DE TODOS – José António Pereira e TRSM
SINOPSE
“Lugares de ninguém, povos de todos”: a música a unir territórios
Que poder pode ter a música na hora de evocar um lugar?
A que emoções conduzem os acordes quando que nos levam por viagens memória adentro?
O Teatro do Montemuro volta a promover um momento de reflexão sobre os lugares de ninguém que são, afinal, povos de todos, através da resistência de projetos culturais e da sonoridade – porque somos todos filhos de uma herança musicada que marca gerações por trauteares inegáveis e ricos de uma profunda identidade cultural.
À boleia dos 35 anos de história de uma companhia que se afirmou num território cada vez mais despovoado, o Teatro do Montemuro quer resgatar memórias que promovam o futuro, inspirando novas abordagens culturais. Através dos testemunhos experientes de Carlos Clara Gomes (cantautor, compositor e dramaturgo) e de Tiago Pereira (“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”), Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes) e de Paulo Almeida (Presidente da Câmara de Castro Daire), somos chamados a pensar, uma vez mais, como a arte pode ser a réstia de esperança para preservar a magia de um lugar a que a modernidade, tantas vezes, quer impor uma triste sina.
E porque a mudança pode começar nestes valiosos projetos, esta é uma conversa a não perder: dia 15 de agosto, às 16 horas.
CONFERÊNCIA DIRIGIDA POR José António Pereira (jornalista)
ORADORES CONVIDADOS Carlos Clara Gomes (cantautor, compositor e dramaturgo), Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes), Dr. Paulo Almeida (Presidente da Câmara do Município de Castro Daire) e Tiago Pereira (“Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”).
A edição deste ano do Festival Altitudes decorre até 16 de agosto.
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Data de publicação: 12.08.2025