Candidaturas Abertas para Residências 'Counter Balance' – Pesquisa e Criação (Alemanha)

oportunidade
Candidaturas Abertas para Residências 'Counter Balance' – Pesquisa e Criação (Alemanha)
[até 31 de agosto]

Decorre até 31 de agosto de 2025 o prazo para apresentação de candidaturas ao Programa de Residências Counter Balance, no âmbito da 1ª edição da Tanztriennale 2026, financiada pela Fundação Cultural Federal Alemã.

O programa de residências Counter Balance para pesquisa e criação, enquanto parte da primeira edição da Tanztriennale 2026, contempla dois formatos diferentes de residência de trabalho:

• Pesquisa: pesquisa de 4 semanas, com oportunidade de apresentação dos respetivos resultados durante a semana da Tanztriennale 2026, em "tandem", ou seja, dois artistas de dança de diferentes formações ou um artista de dança e um profissional de outra área ou setor.

• Criação Curta: residência de 6 semanas para uma criação curta, de duração inferior a 30 minutos, a ser apresentada no palco Opera Stabile Studio Stage da Ópera de Hamburgo (Staatsoper Hamburg).

São elegíveis pessoas de todas as faixas etárias, em qualquer fase da sua carreira profissional, residentes na Alemanha ou provenientes de outros países. Não são aceites candidaturas de coletivos ou grupos. É necessário dispor de bom conhecimento da língua inglesa.

As residências oferecem uma oportunidade de investigar e desafiar os cânones da dança convencional através de pesquisa colaborativa, intergéneros e intercultural, e de estimular a exploração do papel que a dança pode desempenhar num contexto social mais amplo.

As residências terão lugar entre janeiro e junho de 2026 e poderão ser realizadas num máximo de dois locais diferentes, com parceiros de residência selecionados em toda a Alemanha e com os parceiros Kampnagel Internationale Kulturfabrik GmbH, K3 | Tanzplan Hamburg e Hamburg Ballett.

Aos selecionados serão oferecidos os seguintes apoios:

•    Honorários de 5.000 euros ilíquidos por pessoa (Pesquisa) ou de 7.500 euros ilíquidos por pessoa (Criação Curta);
•    Estúdio ou espaço de pesquisa com apoio técnico próprio e alojamento;
•    Cobertura das despesas de viagem;
•    Despesas de viagem e alojamento e entradas para a presença na Tanztriennale;
•    Se necessário, cobertura dos custos relativos a vistos;
•    Um orçamento de até 1.000 euros ilíquidos para custos de acessibilidade para a participação na residência.

A Tanztriennale 2026 é produzida pela associação Tanztriennale Hamburg e.V., lançada pela Fundação Cultural Federal, sendo financiada por esta fundação e pela Autoridade para a Cultura e os Media do Land de Hamburgo (Behörde für Kultur und Medien Hamburg). A Fundação Cultural Federal é financiada pelo Ministério federal para a Cultura e os Media (Beauftragter der Bundesregierung für Kultur und Medien).
 


Prazo de candidatura: 31 de agosto de 2025


→ informe-se e aceda ao formulário de candidatura


 

 

 


Data de publicação: 13.08.2025