DGARTES apoia 76 projetos de programação artística em todo o território nacional

apoio às artes
DGARTES apoia 76 projetos de programação artística em todo o território nacional
[decisão final]

A Direção-Geral das Artes (DGARTES) financia 76 projetos através do concurso de 2025 do Programa de Apoio a Projetos no domínio da Programação. A decisão final foi hoje comunicada aos candidatos.

Os apoios estendem-se a todas as regiões do país, com 19 projetos apoiados no Norte, 12 no Centro, 3 no Oeste e Vale do Tejo, 18 na Grande Lisboa, 2 na Península de Setúbal, 13 no Alentejo, 3 no Algarve, 4 na Região Autónoma dos Açores e 2 na Região Autónoma da Madeira. Por área artística, são apoiados 50 projetos de cruzamento disciplinar; 13 de teatro, 9 de dança e 4 de circo. 

O Programa de Apoio a Projetos no domínio da Programação tem como principal objetivo estimular a oferta cultural, através do financiamento de ciclos, mostras, festivais, entre outras atividades de programação artística. Com data de execução até 31 de dezembro de 2026, os projetos apoiados deverão contribuir para a diversidade e para a qualidade da oferta artística no território nacional. Deverão, ainda, promover a participação e qualificação das comunidades e dos públicos, valorizar a dimensão educativa e fomentar a sustentabilidade ambiental, a diversidade étnica e cultural, a inclusão social, a igualdade de género, a cidadania e a qualidade de vida das populações.

Com um montante financeiro global de 1 milhão e 910 mil euros (1.910.000,00 €), este concurso vem reforçar o posicionamento estratégico da DGARTES no âmbito da promoção da programação artística como lugar de reflexão e debate sobre questões contemporâneas, contribuindo para estimular o pensamento crítico e inovador e a participação ativa na sociedade.  


Conheça a decisão final do Programa de Apoio a Projetos 2025 - Programação


 

 

 


Data de publicação: 14.08.2025