O Medialab Matadero lança convite à apresentação de candidaturas para participação na residência de criação "Collaborative Prototyping Lab" ('Laboratório de Prototipagem Colaborativa'), que se realizará de 12 a 26 de novembro de 2025 em Madrid. O prazo para envio de candidaturas termina no dia 2 de setembro de 2025.
O Laboratório de Prototipagem está aberto a pessoas (criadores e estudantes) com experiência ou formação em culturas visuais, novas visualidades, arquitetura e planeamento urbano, escrita, jornalismo, estudos sociais, ativismo, media digitais, ciências ambientais, engenharia, ciência dos materiais, economia e qualquer outra área que se possa ligar de forma produtiva e original a um ou mais dos temas do programa.
O laboratório consiste numa residência intensiva de duas semanas, na qual 25 pessoas, organizadas em grupos de trabalho, desenvolverão cinco propostas de prototipagem. Para o Medialab, prototipar significa testar ideias por meio do trabalho colaborativo. Serão selecionados 20 colaboradores, que serão distribuídos por cinco grupos para o desenvolvimento de protótipos colaborativos, juntamente com as mentoras Alex Quicho e Solveig Qu Suess, o mentor Joel Blanco e o comissário artístico de Medialab, Bani Brusadin.
Os protótipos resultantes serão apresentados publicamente como parte do evento OpenLAB Futuros Estranhos, que terá lugar no Medialab Matadero de 27 a 29 de novembro de 2025. Em torno do conceito de "Futuros Estranhos", a residência propõe uma exploração de casos extremos, alternativas radicais e exemplos de narrativas tecnológicas estranhas que nos ajudam a compreender a transformação da mediação e do poder tecnológicos na sociedade do século XXI.
As cinco propostas de protótipos são as seguintes:
→ Ktown: Future Epistemologies of Intelogenesis, do Coletivo Gaara (Espanha)
Uma derivação experimental do videojogo Dwarf Fortress, alimentada por IA, que evoca um mundo especulativo onde a instabilidade tecnológica é amplificada por eventos disruptivos.
→ Instituto de Estudos Alice Guo (cópia) por Mac Andre Arboleda (Filipinas)
O Instituto de Estudos Alice Guo (cópia) é uma agência de pesquisa e produção de conteúdo que investiga estratégias de hackers, capacidades mediáticas e redes de governança.
→ Explorando Futuros Urbanos Militarizados, de Mark Cinkevich (Bielorrússia/Polónia)
Pprotótipo interativo que explora espaços urbanos moldados por sistemas onipresentes de vigilância algorítmica e formas subtis de controle personalizado.
→ Iblīs Inhabits a Line, de Noura Tafeche (Itália)
Uma dissecação da megacidade inteligente de NEOM como um exemplo de "urbanismo performático", onde representações hiperestilizadas operam como instrumentos de autoridade, extração e limpeza étnica.
→ POCAS - Organização Colaborativa de Autoatendimento Poca, de Pablo Somonte Ruano (México/Alemanha)
POCAS utiliza ficção científica económica para imaginar uma rede mutualista autónoma numa versão alternativa da Cidade do México contemporânea, onde a computação distribuída compete com o capitalismo.
As candidaturas estão abertas a qualquer pessoa maior de idade, independentemente de sua origem e local de residência. Há particular interesse em perfis ligados à criação artística contemporânea e à pesquisa em design, tanto em estágios iniciais quanto em fases mais consolidadas das carreiras profissionais.
A residência decorre em espanhol e inglês, sem tradução formal, pelo que se recomenda que os participantes tenham conhecimentos suficientes de inglês para poderem relacionar-se com os outros membros do seu grupo de trabalho e com os mentores.
O Medialab cobre as despesas de viagem e alojamento das pessoas que não residam na Comunidade de Madrid, independentemente do seu local de origem, até um máximo de 10 pessoas, e a organização oferecerá as refeições a todos os participantes no laboratório, nos dias úteis entre 12 e 26 de novembro.
Data de publicação: 18.08.2025