A Direção-Geral das Artes (DGARTES) vai financiar 161 projetos artísticos nos domínios da criação (152 projetos) e da edição (9 projetos), nas áreas de teatro (75), cruzamento disciplinar (55), dança (27), circo (3) e artes de rua (1). Os apoios vão estender-se a todas as regiões do País, com 35 projetos apoiados no Norte, 30 no Centro, 3 no Oeste e Vale do Tejo, 63 na Grande Lisboa, 10 na Península de Setúbal, 9 no Alentejo, 6 no Algarve, 2 na Região Autónoma dos Açores e 3 na Região Autónoma da Madeira. A decisão final do concurso de 2025 do Programa de Apoio a Projetos – Criação e Edição foi hoje comunicada aos candidatos.
Com uma dotação financeira global de 4.015.000,00 € (quatro milhões e quinze mil euros), o concurso pretende contribuir para estimular a diversidade e a qualidade da oferta artística no território nacional e promover a diversidade étnica e cultural, a inclusão social, a igualdade de género, a cidadania e a qualidade de vida das populações. Tem ainda como objetivos promover e qualificar as comunidades e os públicos nos diversos domínios da atividade artística, incentivar projetos emergentes e dinamizadores do setor, fomentar a sustentabilidade ambiental e a implementação de boas práticas ecológicas, estimular a transição digital e valorizar a pesquisa e a experimentação artísticas como práticas inovadoras do desenvolvimento e do conhecimento.
Dos objetivos estratégicos do Programa, destacam-se a promoção da relação de artistas com equipamentos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e outros espaços tutelados pela área governativa da cultura ou por outras instituições públicas, bem como a promoção da atividade e da programação artística como lugar de reflexão, debate e interação, contribuindo para estimular o pensamento crítico e inovador e a participação ativa na sociedade.
Os projetos apoiados irão decorrer até 31 de dezembro de 2026.
Data de publicação: 04.09.2025