Decorre até 26 de setembro de 2025 o prazo para inscrições na residência artística OASis sobre Inteligência Artística – Natureza e Tecnologia, promovida pela Associação KIBLA - Association for Culture and Education KIBLA (ACE KIBLA), na Eslovénia. Será a primeira edição desta residência da ACE KIBLA e terá lugar em Maribor (Eslovénia), em novembro de 2025.
A OASis é uma rede de espaços artísticos abertos, apoiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia e inclui treze espaços em dez países, incluindo Portugal.
São convidados a candidatar-se a esta residência organizada pela KIBLA artistas, investigadores e praticantes interdisciplinares no campo dos media analógicos e digitais, no âmbito da cultura áudio e visual, belas artes, performance, literatura e teoria.
O trabalho desenvolvido deverá envolver práticas comunitárias e debater abordagens artísticas para explorar a interseção entre a natureza e a tecnologia através de diferentes media (disponíveis) e várias realidades (realidade virtual - VR, realidade aumentada - AR, realidade mista - MR e extended reality - XR), Inteligência Artificial e património cultural e natural, na região de Maribor.
Esta abordagem terá em conta questões relacionadas com a ecologia, energia, história, presente e futuro e irá integrar vários parâmetros de media dentro do modo de Inteligência Artística num nó único – artefacto/obra de arte.
A iniciativa está aberta a propostas focadas nas pessoas e na sociedade e que sejam artisticamente originais, dotadas de qualidade artística forte e singularidade.
Os candidatos devem residir num Estado- Membro da UE ou num país elegível no âmbito do programa Europa Criativa.
Estão previstos dois períodos de residência possíveis:
→ 2 a 11 de novembro de 2025;
→ 12 a 21 de novembro de 2025.
A organização oferece:
→ Honorários artísticos (ilíquidos) de 1.300 EUR
→ Orçamento de viagem de até 300 EUR
→ Alojamento em Maribor (privado ou partilhado)
→ Acesso a estúdio/espaços de trabalho
→ Apoio curatorial durante toda a residência
→ Apoio para materiais e produção (previamente acordado)
Data de publicação: 11.09.2025