Decorre até 1 de novembro de 2025 o prazo para candidaturas ao Concurso do Festival Internacional Teatri Riflessi 2026.
Agora na sua 11ª edição, o concurso contempla performances curtas e obras ao vivo no campo da dança e dramaturgia, com uma duração máxima de 15 minutos.
Desde sua primeira edição, em 2009, o Concurso Internacional Teatri Riflessi tem vindo a incentivar o debate sobre dramaturgia e linguagens cénicas contemporâneas, ligando as artes de palco à representação do território e o território à cena artística performativa contemporânea.
O Festival Teatri Riflessi 2026 é organizado pela associação cultural IterCulture APS, em colaboração com a Prefeitura de Zafferana Etnea, tendo o apoio do Ministério da Cultura da Itália e da Região da Sicília, sob o patrocínio honorário do Centro Nacional de Dramaturgia Contemporânea Italiana e da Universidade de Messina.
A imagem evocada pelo tema "legado" é a de um rastro: uma marca que permanece, mas também uma semente que se transforma e se transmite, uma memória que se estratifica em corpos, paisagens e relações.
Serão selecionadas 12 performances curtas com uma duração máxima de 15 minutos.
Os semifinalistas apresentar-se-ão nas noites de 16 e 17 de julho de 2026 em Zafferana Etnea, comuna italiana da região da Sicília.
Caberá ao painel de especialistas selecionar os finalistas, que se apresentarão novamente na final, em 19 de julho de 2026.
Cada performance selecionada receberá um cachet que varia entre 500 euros e 1.100 euros (IVA incluído), dependendo do número de artistas em palco, bem como uma possível contribuição para despesas de viagem (até 250 euros).
Além dos prémios da competição, os membros do júri e os parceiros da Rede Teatri Riflessi terão a oportunidade de conceder prémios especiais na forma de residências artísticas e oportunidades de tournées nos seus festivais e programas. Os participantes selecionados concorrem a diversos prémios monetários, menções especiais, com possibilidade de receber bolsas e residências artísticas e de serem acolhidos em festivais e temporadas graças aos membros da Rede de Teatri Riflessi e aos numerosos membros nacionais dos Conselhos e Júri (teatro e diretores de festivais, redes de teatro, organismos de programação e centros de residência).
O Teatri Riflessi recebeu o Selo EFFE (selo de qualidade do EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe) para festivais de arte, o que demonstra o seu empenho no campo artístico, envolvimento comunitário e abertura internacional. O Selo EFFE é uma iniciativa da Associação Europeia de Festivais, apoiada pela Comissão Europeia e pelo Parlamento Europeu.
→ saiba +
Data de publicação: 17.09.2025