O coletivo REI BRUXO vai apresentar (no dia 4 de outubro, às 23h, no CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura) O QUARTO FECHADO, designação escolhida para caracterizar "este objeto que é simultaneamente um álbum de música e um livro com uma história, personagens, ilustrações e letras". No dia 25 de outubro, o álbum-livro volta a ser apresentado no festival Porto Prog Night, no Auditório do Círculo Católico de Operários do Porto.
Fundado em 2017 por Ricardo Pinto (guitarra, teclas), Sofia Faria Fernandes (voz) e Marcelo Rúben Aires (bateria), o coletivo dedica-se à exploração e fusão de sonoridades e recursos musicais, técnicos e tímbricos menos comuns "para criar um repertório provocador, contemporâneo e instigador de novas reflexões sobre o mundo atual e as suas problemáticas".
O texto de "O Quarto Fechado" nasce de histórias, parágrafos e passagens do homónimo terceiro andamento da Trilogia de Nova Iorque, de Paul Auster. As personagens, lugares, situações e acontecimentos falam-nos de isolamento e invisibilidade e mostram-nos como “seria impossível uma fuga do mundo, uma vez que não há nenhum outro mundo” (Byung-Chul Han).
A obra foi inteiramente criada e produzida pela banda, com o apoio à criação da República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes.
A edição física já está disponível para pré-encomenda no Bandcamp da banda.
Data de publicação: 30.09.2025