A 2.o Encontro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) terá lugar nos próximos dias 27 e 28 de outubro, em Santo Tirso, com um programa de dois dias de partilha, debate e reflexão sobre dinâmicas colaborativas, pretendendo-se abordar as várias dimensões da expressão da arte contemporânea nos espaços em que opera e as estratégias para dar resposta às questões que se colocam, atualmente, no setor artístico e cultural.
Dia 1 - 27 de outubro de 2025
O primeiro dia do encontro, 27 de outubro, será reservado às equipas de todas as entidades que integram a RPAC, bem como ao conjunto de parceiros e participantes dos projetos apoiados no 1.º Programa de Apoio da RPAC. Este dia terá como tema "Projetos em rede - Dinâmicas Estabelecidas" e destina-se a dar a conhecer os projetos em curso, ou já terminados, à partilha de experiências pelos envolvidos nos projetos e à reflexão conjunta sobre as dinâmicas de colaboração e parcerias estabelecidas. Serão realizadas mesas-redondas dinamizadas por Antonia Gaeta, José Maçãs de Carvalho e Mariana Mata Passos.
Dia 2 - 28 de outubro de 2025
O segundo dia do encontro, 28 de outubro, que será aberto ao público, abordará o tema "Projetos em Rede - Dinâmicas Futuras" com foco nas principais linhas orientadoras e objetivos estratégicos do 2.º Programa de Apoio à Programação da RPAC. No período da manhã, será promovida uma reflexão sobre "Redes e parcerias internacionais", com Filipa Oliveira; "Arte e Digital: Criação, Comunicação e Democratização", com Mirian Tavares; e "Criação artística, participação e envolvimento comunitário", com Virgílio Ferreira. Durante a tarde, estes temas serão debatidos com a participação destes/as oradores/as e seus convidados.
As inscrições para o 2º dia do Encontro são obrigatórias, através do seguinte formulário.
O programa do 2º Encontro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea será disponibilizado em breve.