Portugal participa no XLI Conselho Intergovernamental do Programa Ibercena

Cooperação Ibero-Americana
Portugal participa no XLI Conselho Intergovernamental do Programa Ibercena
[15 a 17 de outubro, Panamá]

O Panamá receberá, pela primeira vez, entre 15 e 17 de outubro, a Reunião do Conselho Intergovernamental do IBERCENA, um espaço onde representantes dos Países-Membros, juntamente com instituições parceiras, irão rever os progressos alcançados e definir os próximos passos de trabalho do Programa. Esta 51.ª edição não só realizará as suas sessões na capital, como também se deslocará à cidade de Colón, um polo fundamental para a atividade cultural do país.

A reunião contará com a presença de Portugal, através da DGARTES, junto dos representantes dos restantes Países-Membros que integram o IBERCENA, bem como representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e da Unidade Técnica do Programa.

A ministra da Cultura do Panamá, María Eugenia Herrera, destaca o orgulho que representa receber, pela primeira vez, uma reunião do Conselho Intergovernamental do Programa IBERCENA, sublinhando a relevância do encontro para o fortalecimento da cooperação cultural na região: "Para o nosso país, ser sede desta edição tem um significado muito especial, porque reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento das Artes Cénicas Ibero-Americanas e com o trabalho conjunto entre as nossas nações. Desde o Ministério da Cultura, celebramos a oportunidade de partilhar a nossa diversidade artística e de acolher aqueles que, de diferentes países, impulsionam a criação, a investigação e a circulação das Artes Cénicas", afirmou a ministra.

Destacou, também, a Presidência exercida pelo Panamá durante dois períodos consecutivos em que o país foi representado por Renán Fernández, tendo sido o Presidente do Programa em 2023 e 2024, contribuindo para o fortalecimento das suas linhas estratégicas e para o impulso de iniciativas que promovem a equidade, a inovação e o diálogo cultural no Espaço Cultural Ibero-Americano.

Atividades no Panamá

Ao longo de três dias, as e os participantes tomarão conhecimento dos avanços dos diferentes espaços participativos que o Programa tem vindo a gerar no quadro do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas, contributos fundamentais para a elaboração do novo Plano Estratégico 2026-2030 que orientará o IBERCENA nos próximos cinco anos.

A este respeito, o Presidente do IBERCENA, Javier Valenzuela, destacou:  “Esta reunião tem um caráter decisivo para o futuro do Programa, porque será o espaço onde definiremos coletivamente a folha de rota do IBERCENA para os próximos cinco anos. O Plano Estratégico 2026-2030 não só marcará as prioridades das nossas Linhas de Ação, como também permitirá dar resposta aos novos desafios do setor cénico na nossa região”.

Serão igualmente analisados o encerramento da primeira edição da Bolsa de Investigação Magaly Muguercia 2023-2025 e os avanços da sua segunda convocatória; a execução das Linhas de Apoio 2025-2026 e os progressos dos Projetos Especiais “IBERCENA LAB”, “Confluências das Artes Cénicas Afro Ibero-Americanas e da Diáspora” e “Tecnologias da Cena na Ibero-América”. Do mesmo modo, será feito o ponto de situação relativo ao desenvolvimento do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas e ao funcionamento da Comissão Consultiva das Artes Cénicas Ibero-Americanas.

Neste contexto do Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas, terá também lugar a cerimónia de entrega do Reconhecimento à Gestão Cultural Ibero-Americana Guillermo Heras, que, em conjunto com a SEGIB, distinguirá Gestoras e Gestores Cénicos de 19 países do Espaço Cultural Ibero-Americano.

Para além das sessões, a agenda inclui atividades culturais e de reconhecimento. As e os REPPI visitarão a Cidade das Artes, na Cidade do Panamá, e o Centro de Arte e Cultura de Colón (CACCO), entre outros pontos relevantes de ambas as cidades, e assistirão a espetáculos do Festival Internacional de Dança Contemporânea PRISMA para conhecer de perto o trabalho artístico local.

---

A adesão da Portugal ao IBERCENA teve lugar em 2019, sob proposta da DGARTES. Portugal integra o Comité Executivo com a Presidência do Chile, a par da Colômbia, Espanha, Brasil e Costa Rica. A DGARTES é o organismo que operacionaliza o Programa IBERCENA em Portugal, a par dos Programas IBERMÚSICAS e IBERORQUESTRAS JUVENIS.