Inscrições abertas para a quarta Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

RTCP
Inscrições abertas para a quarta Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
11 de novembro > Faro

“Construir o Futuro em Rede — a RTCP e as políticas municipais de cultura” é o tema da quarta Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pela Direção-Geral das Artes, que tem como principal objetivo refletir sobre as políticas culturais municipais e a cooperação cultural em rede, colocando em diálogo autarcas, programadores, artistas e investigadores. A iniciativa terá lugar no próximo dia 11 de novembro, entre as 9h30 e as 17h30, no Teatro das Figuras, em Faro.

O programa inicia-se com um painel que pretende refletir sobre a integração dos equipamentos da RTCP nas políticas municipais de cultura, que integrará os oradores Leonor Barata [Autarca] Álvaro Santos [Programador], Sara Barros Leitão – [Atriz e Encenadora], Luís Sousa Ferreira [Programador] e o jornalista Pedro Dias de Almeida como moderador.

Na segunda parte do dia terão lugar dois colóquios, onde se irá discutir o contributo da RTCP na definição de instrumentos municipais de planeamento estratégico, assim como modelos de cooperação em rede entre equipamentos culturais RTCP. Serão oradores e dinamizadores Paulo Pires [Gestor Cultural /Programador], Vânia Rodrigues [Investigadora], Catarina Vaz Pinto [Gestora Cultural] e Cristina Planas Leitão [Programadora].

A conferência será transmitida em direto a partir da página do Facebook da DGARTES e do Teatro das Figuras, e terá tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.

 

A RTCP já credenciou 103 equipamentos culturais distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades.

Foram apoiados 56 projetos no concurso de apoio à programação desde que abriu, em 2022. Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está a decorrer neste momento o terceiro concurso limitado de apoio à programação para o período de 2026 a 2029. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃOdisponível até dia 30 de outubro

 

PROGRAMA

 

 

 

 


Data de publicação: 09.10.2025