“Construir o Futuro em Rede — a RTCP e as políticas municipais de cultura” é o tema da quarta Conferência da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, promovida pela Direção-Geral das Artes, que tem como principal objetivo refletir sobre as políticas culturais municipais e a cooperação cultural em rede, colocando em diálogo autarcas, programadores, artistas e investigadores. A iniciativa terá lugar no próximo dia 11 de novembro, entre as 9h30 e as 17h30, no Teatro das Figuras, em Faro.
O programa inicia-se com um painel que pretende refletir sobre a integração dos equipamentos da RTCP nas políticas municipais de cultura, que integrará os oradores Leonor Barata [Autarca] Álvaro Santos [Programador], Sara Barros Leitão – [Atriz e Encenadora], Luís Sousa Ferreira [Programador] e o jornalista Pedro Dias de Almeida como moderador.
Na segunda parte do dia terão lugar dois colóquios, onde se irá discutir o contributo da RTCP na definição de instrumentos municipais de planeamento estratégico, assim como modelos de cooperação em rede entre equipamentos culturais RTCP. Serão oradores e dinamizadores Paulo Pires [Gestor Cultural /Programador], Vânia Rodrigues [Investigadora], Catarina Vaz Pinto [Gestora Cultural] e Cristina Planas Leitão [Programadora].
A conferência será transmitida em direto a partir da página do Facebook da DGARTES e do Teatro das Figuras, e terá tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa.
A RTCP já credenciou 103 equipamentos culturais distribuídos por todo o território nacional, que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, promovendo o direito à fruição e criação cultural qualificada de toda a população, bem como a circulação da criação artística e as coproduções entre entidades.
Foram apoiados 56 projetos no concurso de apoio à programação desde que abriu, em 2022. Esta modalidade de apoio tem ciclos de abertura bienais, pelo que está a decorrer neste momento o terceiro concurso limitado de apoio à programação para o período de 2026 a 2029. O apoio à programação da RTCP, a par da consolidação dos equipamentos credenciados, reveste-se de uma importância estratégica no plano do investimento do Estado no setor artístico com uma evidente repercussão na democratização do acesso às artes.
→ FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – disponível até dia 30 de outubro
→ PROGRAMA
Data de publicação: 09.10.2025