A Direção-Geral das Artes receberá no próximo dia 13 de outubro o Prémio Europeu do Património / Prémio Europa Nostra 2025, na categoria Educação, Formação e Competências, atribuído ao Programa Nacional Saber Fazer Portugal. A cerimónia oficial é organizada no âmbito do European Heritage Summit 2025, que decorre em Bruxelas entre 12 e 15 de outubro.
No dia 12, o programa Saber Fazer será apresentado no âmbito do European Heritage Excellence Day como uma das práticas exemplares de valorização do património cultural e de promoção de uma Europa mais coesa e democrática. A presença neste fórum internacional da Direção-Geral das Artes, através do seu diretor Américo Rodrigues, reforça o impacto das políticas públicas no apoio às artes e ofícios tradicionais, afirmando Portugal como referência na preservação e revitalização dos saberes ancestrais e reconhecendo o seu contributo para o desenvolvimento cultural e social do país.
Recorde-se que Portugal foi distinguido, nesta edição, com três Prémios, atribuídos aos projetos Programa Saber Fazer, na categoria Educação, Formação e Competências, Museu Nacional Resistência e Liberdade - Fortaleza de Peniche, na categoria Conservação e Reutilização Adaptativa e Almalaguês - Tecer o futuro com a tapeçaria do tempo, de Coimbra, na categoria Envolvimento dos Cidadãos e Sensibilização.
Adicionalmente, os projetos vencedores de todas as categorias, serão considerados na atribuição do Prémio Escolha do Público 2025, cuja revelação e entrega oficial decorrerão, também, durante o European Heritage Summit.
Saiba mais e assista ao European Heritage Summit aqui.
Data de publicação: 09.10.2025