O espetáculo da Asta “Paradjanov – A Celebração da Vida” é apresentado em Cabo Verde, no Centro Cultural Português (Praia), no dia 19 de outubro, às 21h.
Com dramaturgia e direção de Pati Domenech, “Paradjanov – A Celebração da Vida” gira em torno do universo de Paradjanov, da sua obra e da sua atribulada e trágica vida, marcada pelo violento assassinato da sua primeira esposa pelos seus irmãos (ela era muçulmana e Paradyanov era ortodoxo, e a família nunca a perdoou) e pela morte prematura da sua segunda esposa (Svetlana Ivanovna, famosa atriz georgiana, que morreu aos 40 anos). "Este homem, com a vida envolta em tragédias, sempre com um sorriso enigmático, mesmo nos momentos mais graves de sua existência", foi o ponto de partida para este espetáculo da ASTA.
SINOPSE
A beleza vai salvar o mundo….
Dizem que um homem não deve expor o seu amor em praça pública, eu, respondo o contrário – não há nada melhor, mais puro e mais digno que se possa expor, do que o amor!
Chamaram-me louco, degenerado… negaram-me tudo, tudo!
Dizem que sou um criminoso, pois guiaram-se apenas pelas aparências que fabricaram e pela deturpação dos meus sonhos… retalharam-me o corpo e a alma com os seus punhais de mentiras…
A minha vingança é o amor. Conseguem ouvir-me? Ouvem-me bem? A minha vingança é o amor.
Luzes. Câmara. Ação!
Data de publicação: 13.10.2025