Comer o mundo como metáfora para afirmar a unidade do ser vivo com a matéria do mundo. Somos água, minerais, fogo e ar. Esta noção de que nossos corpos não são individuais, mas um emaranhado das matérias, elementos e consciências do mundo irá nos guiar durante o workshop a trabalhar sobre práticas baseadas em princípios de conexão e cooperação. A partir de improvisações, movimentos pré-estabelecidos e propostas de composição/criação, iremos exercitar modos de coabitação e reconfiguração dos corpos, transbordando os limites das identidades. Com foco em nossa boca, mãos e pés, iremos criar organismos, corpos coletivos, fusões, espelhamentos. Trabalharemos individualmente, mas principalmente em duplas e grupos. Toque e contacto físico fazem parte deste workshop. Acordo, escuta, sensibilidade e rigor serão nossos guias. Relações são modos de estar no mundo. Como se posicionar em relação ao outro? Como as posturas e ações afetam uns aos outros? Como parir novas lógicas?
Diariamente realizaremos práticas que acalmem o sistema nervoso e que proporcionam maior consciência sobre o próprio corpo. Cada dia pode incluir a prática de Kundalini yoga – uma série de movimentos conectados a exercícios de respiração que articulam a coluna, trabalha músculos aumentando a energia física e consciência. O efeito é acumulativo, criando vitalidade e força. Durante o workshop textos e referências teóricas (por ex: Emanuele Coccia, Robin W Kimmerer, Adriana Cavarero, etc) serão compartilhadas para inspirar nossas atividades.
As palavras-chave deste workshop são: circularidade, reciprocidade, interdependência, conexão, coabitação e transmissão.
_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
direção: Michelle Moura
produção: Casa da Dança
apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Almada
_
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Casa da Dança / Ponto de Encontro - Casa Municipal da Juventude de Cacilhas, Almada
LAB: Segunda a sexta, 20 a 24 de Outubro 2025, 18h-22h
PERFORMANCE: Sábado, 25 de Outubro 2025, 17h
_
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
LAB: Inscrição gratuita, sujeita à lotação disponível.
Formulário disponível em forms.gle/8DZQbemsgPiDBJ3r9
PERFORMANCE: Entrada livre, reservas casadadanca@casadadanca.pt
M/18
_
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
O acesso ao edifício e à sala de trabalho realiza-se exclusivamente por escadas.
_
LINK PARA SITE:
www.casadadanca.pt/michellemoura2025/