Iberorquestras Juvenis: Ângela da Ponte integrou júri do VI Concurso de Composição 2025

Cooperação Ibero-Americana
Iberorquestras Juvenis: Ângela da Ponte integrou júri do VI Concurso de Composição 2025
"Jardín Andino" de Mateo Terán (Equador) foi a composição vencedora

Já foi divulgado o vencedor do VI Concurso de Composição Iberorquestras Juvenis 2025. O júri, composto por Ângela da Ponte (Portugal), Márcio Steuernagel (Brasil) e Carolina Noguera Palau (Colômbia), deliberou por unanimidade – com base nos critérios de qualidade técnica e artística, adequação aos parâmetros orquestrais estabelecidos, pertinência pedagógica e coerência estética com os objetivos do Programa – a atribuição do primeiro prémio a “Jardín Andino”, do compositor equatoriano Mateo Terán. Destacou-se na obra a estrutura sólida, a clareza formal, o domínio da orquestração e o desenvolvimento de um discurso musical que dialoga com as identidades culturais ibero-americanas do século XX, sublinhando-se, ainda, o elevado potencial pedagógico e artístico da partitura, plenamente adequado às orquestras juvenis a que o concurso se destina.

Foi também concedida Menção Honrosa à compositora argentina Lila Horovitz, pela obra “Recontrabajísimo – Concerto”, que se destacou pela inventividade e pelo virtuoso tratamento do contrabaixo solista, aliando as linguagens da música popular latino-americana à tradição de concerto.

O júri destacou nesta edição do Concurso o interesse artístico e a qualidade técnica do conjunto de obras apresentadas, refletindo a diversidade de enfoques e tradições do espaço cultural ibero-americano.

A presença da compositora Ângela da Ponte no júri desta edição reforçou a participação ativa de Portugal no Programa Iberorquestas Juveniles, uma iniciativa de cooperação técnica e financeira que reúne quinze países ibero-americanos sob a coordenação da Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB).

O Concurso de Composição Iberorquestras Juvenis tem como objetivo fomentar a criação musical contemporânea no Espaço Cultural Ibero-americano e enriquecer o repertório das orquestras infantis e juvenis dos países membros deste programa, promovendo a diversidade estética e a identidade cultural partilhada.

Saiba mais aqui.

 


Data de publicação: 15.10.2025