Fontes Sonoras é um projeto de exploração e investigação artística centrado na escuta ativa e na paisagem sonora da aldeia das Fontes. Inserido numa abordagem site-specific, o projeto Fontes Sonoras, assume-se como uma ramificação do festival Nascentes e visa a criação de obras sonoras que dialoguem de forma sensível e sustentável com o lugar, integrando dimensões ecológicas, culturais e comunitárias. Com curadoria de Raquel Castro, investigadora e curadora especializada em arte sonora, fundadora do festival Lisboa Soa.
Nesta edição, os artistas convidados são Rie Nakajima e Pierre Berthet, duas figuras de referência internacional na cena da arte sonora contemporânea.Durante uma semana, os artistas irão explorar a paisagem natural e a envolvente acústica da aldeia, num processo de pesquisa e experimentação que culmina a 26 de outubro, com uma apresentação pública. O público será convidado a vivenciar uma instalação performativa onde escultura, som e acaso se entrelaçam.
_
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artistas - Rie Nakajima e Pierre Berthet
Direção artística - Gui Garrido
Co- Direção Artística e curadoria- Raquel Castro
Direção Produção - Vasco Silva
Comunicação - Gabriela Valente
Design - João Diogo
_
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
A residência artística decorre na aldeia das Fontes, em Leiria, de 20 a 26 de outubro. Com apresentação pública no dia 26 de outubro.
PROGRAMA
20 a 26 de outubro
Residência Artística de Rie Nakajima e Pierre Berthet na Aldeia das Fontes
26 de outubro às 16h
Apresentação pública da residência na aldeia das Fontes
_
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
O acesso à apresentação é gratuito.
_
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
O Fontes Sonoras decorre na aldeia das Fontes, uma aldeia com relevante património natural, com acessos normais que não apresentam condicionantes físicas. No entanto, o resultado da residência artística poderá acontecer em locais de não fácil acesso a todas as pessoas, sendo impossível prever para já, ainda assim os artistas serão sensibilizados para este assunto.
_
LINK PARA SITE:
Redes Omnichord
Facebook Instagram
Redes Nascentes
Facebook Instagram