Publicação “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955-1975)” é apresentada no no Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Edição
Publicação “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955-1975)” é apresentada no no Museu Nacional de História Natural e da Ciência
31 outubro, Lisboa

Inês Vieira Gomes lança a publicação Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955-1975), no dia 31 de outubro, às 17h, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Lisboa.

A entrada é gratuita.


“No contexto das comemorações dos 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África, debruçamo-nos sobre um espólio fotográfico inédito que coincide com o período da guerra colonial e das lutas de libertação. Álvaro de Barros Geraldo (1922-1993), fotógrafo português a viver na Guiné-Bissau desde meados de 1950, registou de perto este período marcado por tensões e profundas transformações sociais e políticas.

Nesta conjuntura histórica, o 25 de Abril é indissociável das lutas de libertação africanas, em especial da guerra que se travou na Guiné-Bissau. A luta de guerrilha desencadeada pelo PAIGC desafiou o poder colonial no terreno e impulsionou o surgimento do Movimento das Forças Armadas.

Este livro, tal como a exposição homónima, constitui um contributo para a problematização crítica dos legados do colonialismo português. Através da fotografia e de investigação histórica, propõe-se revisitar a memória do passado colonial e refletir sobre o forjar de identidades nacionais, assim como o contexto pós-revolucionário em Portugal.

Para além de imagens de Álvaro de Barros Geraldo – que oferecem um olhar singular sobre a construção de narrativas visuais –, este livro reúne contributos de investigadores que questionam a história, a memória e a continuidade de estruturas coloniais nas dinâmicas do presente”.


Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955-1975)

Coordenação e edição: Inês Vieira Gomes, Catarina Laranjeiro
Textos: Catarina Mateus, Pedro Aires Oliveira, Inês Vieira Gomes & Catarina Laranjeiro
Encarte: Marta Pinto Machado
Design gráfico: Rui Silva
Crédito de imagens: André Cordeiro, Arquivo Histórico Ultramarino, João Egreja, Marta Pinto Machado, Rui Silva
Tradução: Diogo Freitas da Costa
Edição bilingue, 200 pp.
300 exemplares
Outubro 2025
ISBN 978-989-33-8575-3


Apoio: Programa «Arte pela Democracia», promovido pela Direção-Geral das Artes em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril


 

 

 


Data de publicação: 27.10.2025