Decorre até 30 de novembro de 2025 o prazo para participação na Bienal Internacional de Escultura 2026 da Argentina, que irá realizar-se de 11 a 19 de julho de 2026 em Resistencia, Chaco, Argentina.
A Bienal é organizada pela Fundação Governo de Chaco Urunday, em parceria com a Fundación Urunday e o Governo da Província do Chaco, Argentina, tendo como objetivo, desde 1988, organizar concursos de escultura ao ar livre em Resistencia. O evento principal é a Bienal Internacional de Escultura, que acontece anualmente em julho na praça "25 de Mayo de 1810" e no museu da cidade.
São convidados a participar escultores, que irão trabalhar numa criação de tema livre ao longo de sete dias consecutivos. Cada escultor atuará como representante de seu país de origem, reforçando assim o espírito internacional do concurso.
Serão selecionados, pela Comissão Organizadora, dez escultores que deverão assegurar presença em Resistencia de sexta-feira, 10 de julho, a domingo, 19 de julho de 2026. A chegada na quinta-feira, 9 de julho, é permitida se necessário, devido a contingências de voos.
O Comité Organizador fornecerá os seguintes materiais:
→ até 1 metro cúbico de mármore travertino, com a opção de solicitar até dois cortes pré-indicados, dependendo do projeto.
→ até duas chapas de aço inoxidável polido, cada uma medindo 2 mm x 1250 mm x 2500 mm.
Os escultores podem optar por usar um ou ambos os materiais, embora não seja obrigatório, podendo solicitar acessórios adicionais essenciais para a conclusão da obra. A obra submetida deve ser original e inédita.
Todas as obras de arte produzidas durante a Bienal Internacional de Escultura de 2026 serão exibidas ao longo de sessenta dias. Após esse período, serão instaladas permanentemente em espaços públicos da cidade, tornando-se parte do Património Cultural de Resistencia, a Cidade das Esculturas.
Cada participante receberá 6.000 USD de honorários.
O Comité Organizador cobrirá despesas para os escultores participantes de alojamento em hotel, transporte local e alimentação.
→ saiba +
Data de publicação: 03.11.2025

