A apresentação do livro Atlas Paraíso, hoje., acontece já este sábado, dia 8 de novembro, às 15h, na Trienal de Arquitetura de Lisboa. Contará com a presença dos curadores e debate com alguns dos participantes: dois dos ensaístas – António Guerreiro e Maria Manuel Oliveira; dois dos arquitetos paisagistas entrevistados – João Gomes da Silva e João Nunes; e dois dos fotógrafos – Duarte Belo e Paulo Catrica. A moderação será conduzida por Pedro Bandeira e Catarina Raposo.
A publicação dá forma a um dos principais conteúdos expositivos do projeto Paraíso, hoje. na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura — La Biennale di Venezia, reunindo imagens, ensaios e entrevistas que refletem sobre o território e a paisagem contemporânea em Portugal.
O debate Paraíso, hoje. procura questionar o sentido que ainda possa fazer a palavra paraíso na construção cultural da paisagem contemporânea, numa altura em que o planeamento territorial, ou a sua ausência, parece ceder a interesses antagónicos que põem em causa o equilíbrio ambiental à escala planetária. Para este debate foram convidados autores de diferentes áreas disciplinares (arquitetura, arquitetura paisagista, fotografia, arte, literatura) que irão debater o que ainda poderemos fazer para contrariar o “mundo em chamas”.
→
Pavilhão de Portugal
10.05 –– 23.11.2025
10h00 às 18h00 - Entrada livre
Fondaco Marcello - Veneza
→
Curadoria
Paula Melâneo
Pedro Bandeira
Luca Martinucci
Curadoria-adjunta
Catarina Raposo
Nuno Cera
A Representação Oficial Portuguesa na 19ª Exposição Internacional de Arquitetura — La Biennale di Venezia é comissariada pela DGARTES (Direção-Geral das Artes).
Data de publicação: 05.11.2025

