Decorre até 13 de dezembro de 2025 o prazo para candidaturas ao concurso da Plataforma MERITA para Quartetos de Cordas e Trios de Piano, dirigido a profissionais de música de câmara (22 quartetos de cordas + 22 trios de piano) com menos de 36 anos de idade. Os ensembles selecionados integrarão uma plataforma internacional única e terão acesso a oportunidades de crescimento artístico, networking e circulação internacional.
Este ciclo abre possibilidades para 44 novos ensembles (22 quartetos de cordas e 22 trios de piano), nomeadamente apresentações remuneradas, oportunidades de desenvolvimento de projetos especiais, formação e residências online e a oportunidade de se ligarem a uma rede constituída por mais de 22 instituições culturais internacionais.
Cada um dos 44 novos ensembles selecionados terá acesso gratuito a uma formação online sobre um tema específico (disponível em março de 2026 e novembro de 2026) e a uma formação presencial de 5 dias (residência artística) para desenvolver um projeto de extensão /especial baseado num dos 6 temas que serão disponibilizados.
O período de residência ocorrerá entre dezembro de 2026 e novembro de 2027 e será realizado em casas históricas na Europa.
Após conclusão da formação online e presencial, cada entidade, instituição e organização membros de festival poderá escolher a sua proposta favorita de extensão / projeto especial e contratar grupos para a realização de, pelo menos, três concertos ao longo das temporadas, festivais ou séries de concertos, a realizar entre dezembro de 2026 e agosto de 2029.
Será pago um cachet de 1.000 euros por concerto, incluindo todos os impostos e encargos sociais. Para cada concerto, será feita uma contribuição extra para as despesas de viagem e ajudas de custo, sob a forma de um montante fixo, pelas organizações contratantes, tendo em conta, igualmente, despesas de viagem com violoncelo.
Estão também previstos quatro concertos em países não pertencentes à UE (EUA, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Macedónia do Norte), para os quais serão selecionados quatro ensembles.
O cachet para cada um destes concertos fora da UE é de 1.000 euros por músico, incluindo todos os impostos e encargos sociais; serão fornecidas ajudas de custo e atribuídas despesas de viagem dos participantes.

