Lisboa recebe workshop "Sonidos errantes - El compás del Barroco ibérico"

Workshop
Lisboa recebe workshop "Sonidos errantes - El compás del Barroco ibérico"
[inscrições até 27 novembro]

Ana Mar García

Durante dois dias, o workshop Sonidos errantes - El compás del Barroco ibérico fará uma viagem pelo Barroco que moldou a Península Ibérica, ligando as vozes de Luís de Camões, Gil Vicente e Ângela de Azevedo aos ecos do Século de Ouro espanhol: Lope de Vega, Ana Caro de Mallén e Tirso de Molina. Entre o fado e o flamenco,"veremos como as emoções se transformam em arte e como o ritmo pode ser também pensamento", num encontro "onde a criação surge do diálogo, da escuta e da respiração do tempo, onde a palavra e a música se reconhecem num mesmo compasso".

Organizada pela Fundação Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro em colaboração com a DGARTES (no quadro de um acordo de cooperação internacional) e com o Teatro Nacional D. Maria II, a iniciativa pretende criar pontes culturais e "entrelaçar caminhos" entre Portugal e Almagro, "entre a palavra, a música e a memória partilhada".

O workshop será ministrado por Ana Mar García, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025, das 16h às 19h, na Tobis Portuguesa - Estúdio 1, Lisboa, contando com as participações de Irene Pardo (Diretora do Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro, ES) e José Luis Patiño (Diretor adjunto da Companhia Nacional de Teatro Clássico, ES).

As inscrições estão abertas até 27 de novembro de 2025, até às 15h, através de formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGKUyl4OSdhz2yzXn44qKjAySEtcn1f-PMyFpJq2hoX8ckyg/viewform.

O workshop será ministrado em espanhol.

 


Data de publicação: 12.11.2025