Foram homologadas as propostas de renovação de 125 entidades beneficiárias do Apoio Sustentado Quadrienal 2027-2030, que corresponde, neste momento, a cerca de 93% do total de entidades abrangidas.
Num processo marcado pela celeridade de execução e evidente compromisso da DGARTES para com a garantia de estabilidade do setor artístico, as entidades notificadas podem agora assegurar o planeamento da sua atividade para mais quatro anos.
O período de submissão de requerimentos, que decorreu desde 2 de junho a 30 de julho de 2025, permitiu, pela primeira vez, que as entidades beneficiárias do Programa de Apoio Sustentado Quadrienal – 135 no total – apresentassem o pedido de renovação do apoio através da plataforma eletrónica de gestão de apoios da DGARTES.
Através deste procedimento, que renova o apoio por mais quatro anos, sem concurso, pretende-se uma maior estabilidade em termos de planificação das atividades e de estruturação das entidades, e o reforço de uma relação de confiança e mútuo reconhecimento do papel do apoio às artes para a dinamização do território.
Destaca-se, neste sentido, o papel das Comissões de Acompanhamento quanto à verificação do cumprimento dos objetivos artísticos e culturais que presidiram à atribuição inicial do apoio, bem como a correspondência, no plano de atividades, com os objetivos de interesse público cultural.
A DGARTES pretende, assim, prosseguir uma política de acompanhamento rigoroso e de avaliação contínua do trabalho desenvolvido pelas entidades, valorizando, de forma vincada, as questões da consistência e coerência estruturais, capacitação interna, qualidade artística e interesse público cultural dos projetos contemplados.
→ Conheça a lista de entidades
Data de publicação: 19 de novembro de 2025

