Decorre até 9 de janeiro de 2026 o prazo de candidaturas a “Danse élargie”, concurso internacional que visa a criatividade e o movimento em todas as suas formas, incentivando a experimentação em áreas como dança, teatro e artes visuais (incluindo projetos multidisciplinares).
A 9.ª edição da competição internacional Danse Élargie decorrerá a 6 e 7 de junho de 2026, em Paris (França), no Théâtre de la Ville-Sarah Bernhardt e na Place du Châtelet.
Na sua nona edição, o concurso Danse élargie mantém o intuito de acolher diversas formas de experimentação em movimento, fomentando a criatividade e expressividade não convencionais.
São convidados a participar artistas de todas as nacionalidades com projetos de conceitos centrados no movimento, criados para o palco e, pela primeira vez, para a zona pedonal da Place du Châtelet.
Desta forma, convergirão e coexistirão, num diálogo criativo partilhado, expressões inovadoras de performances em palco e novas expressões artísticas para o espaço público.
Os projetos submetidos a concurso deverão cumprir as seguintes condições:
→ contar com, pelo menos, três intérpretes (podendo ter muito mais)
→ não exceder 10 minutos de duração (podendo ser mais curtos)
Os artistas podem candidatar-se a projetos concebidos para palco ou para uma performance ao ar livre.
Danse élargie conta com as parcerias das seguintes organizações: Cndc d’Angers, dirigida pelo coreógrafo Noé Soulier; La Comédie de Valence, CDN Drôme-Ardèche, dirigida pelo autor, diretor de teatro e cenógrafo Marc Lainé e o Ballet de Lorraine-Centre chorégraphique national, dirigido pela coreógrafa Maud Le Pladec.
Graças ao apoio do Ministério da Cultura de França - Direção-Geral da Criação Artística, cada finalista receberá um pacote de apoio financeiro no valor de 2.000 € para ajudar a cobrir as despesas decorrentes da sua participação (incluindo alojamento, deslocação e aluguer de estúdios de ensaio).
→ mais informações e candidaturas
Data de publicação: 13.11.2025

