Mais 15 equipamentos credenciados na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea

arte contemporânea
Mais 15 equipamentos credenciados na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea
RPAC

São agora 81 entidades, que dinamizam um total de 97 espaços de fruição e criação artística, no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), dando continuidade à estratégia da DGARTES para uma ampla cobertura do território nacional, através das Redes que promove e das iniciativas organizadas nesse contexto.

A Rede Portuguesa de Arte Contemporânea conta, agora, com 15 novos espaços em Lisboa (Brotéria e Rialto6), Porto (Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas), Aveiro (Museu de Aveiro / Santa Joana; Galeria da Pedra – Museu de Aveiro / Santa Joana; Museu da Cidade de Aveiro; Museu Arte Nova; Galeria da Antiga Capitania do Porto de Aveiro; Estação; Galeria Morgados da Pedricosa), Alcobaça (Armazém das Artes – Fundação Cultural), Fundão (Espaço Biblos e Espaço Fontes) e na Maia (Fundação Gramaxo).

Os novos equipamentos/espaços culturais que integram a RPAC já foram notificados pela DGARTES, entidade designada para coordenar o procedimento de adesão.

A adesão à Rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso das entidades proprietárias e/ou gestoras de equipamentos culturais, sediadas em território nacional, promoverem atividades de valorização e dinamização da arte contemporânea, uma programação cultural própria e atividades de mediação de públicos.

A RPAC representa a vontade de dar prioridade a uma política cultural sustentada e de proximidade, que promove a descentralização e desconcentração territorial e um mais amplo acesso às artes. Através desta iniciativa, a DGARTES mantém o desígnio da promoção de objetivos de responsabilidade social, cultural e artística, através da aproximação dos cidadãos à arte contemporânea, na capacitação e formação das equipas e na profissionalização dos espaços, na multidisciplinariedade, na multiculturalidade, nas acessibilidades e na promoção da internacionalização. 
 

 


Data de publicação: 18.11.2025