Promovida pela Direção-Geral das Artes, a conferência, que juntou mais de 100 pessoas em Faro, debateu questões sobre a integração dos equipamentos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses nas políticas municipais de cultura e a cooperação cultural em rede, colocando em diálogo autarcas, programadores, artistas e investigadores. O vídeo da transmissão em streaming do painel da manhã está disponível no nosso canal Youtube.
Os relatos dos trabalhos das sessões da tarde com as suas principais conclusões, foram compilados pelo jornalista Pedro Dias de Almeida e pelo elemento da Comissão de Acompanhamento da RTCP Pedro Mendes, estando disponíveis para consulta aqui.
O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, sublinhou que a RTCP foi construída a partir de “um amplo diálogo com o setor”, sendo uma criação feita “em conjunto com vários representantes do setor”, promovendo uma “escuta ativa para mudar”. Destacou, também, a importância do Programa de Apoio à Programação e do Plano de Valorização e Qualificação dos Recursos Humanos afetos aos equipamentos da RTCP.
A DGARTES agradece ao Teatro das Figuras, em Faro, pelo acolhimento na organização deste Encontro, assim como a todos os dinamizadores e participantes.
Data de publicação: 26.11.2025

