O projeto "raum: residências artísticas online" apresenta "Stuck on" de Luísa Jacinto até 10 de dezembro

artes visuais
O projeto "raum: residências artísticas online" apresenta "Stuck on" de Luísa Jacinto até 10 de dezembro

Com curadoria de Jürgen Bock, "Stuck on" de Luísa Jacinto, é uma obra em suporte videográfico e aborda, "por um lado, múltiplas falências do ecrã enquanto ferramenta e superfície física de distribuição, e, por outro, aquilo que o suporte físico da pintura teima em pedir – mais tempo".

"Ver imagens online implica (quase sempre) vê-las num ecrã, que rapidamente passa de suporte e tela luminosa a um dado à priori desapercebido e aparentemente neutro.
Encontrar imagens de trabalhos artísticos online é uma experiência completamente distinta de estar com os trabalhos ao vivo. As câmaras fotográficas têm uma sensibilidade aos contrastes muito distinta da nossa percepção óptica. A perspectiva cónica não é exactamente a grelha pela qual vemos o mundo. O nosso corpo está ausente, e quando não está é um empecilho. Todo este contexto online é um mundo onde somos estrangeiros. Somos mais parecidos com um macaco do que com um iPhone – e assim também os trabalhos que produzimos. O trabalho de Luísa Jacinto tem como base de investigação a pintura, num processo experimental do qual resultam pinturas, desenhos, instalações, vídeos. Foi em resposta à ideia de residência online – um convite à produção de um trabalho que seja online e ao vivo, uma obra para o ecrã, que surge 'Stuck on'".
"Stuck on" pode ser visto até 10 de dezembro, em http://raum.pt/maumaus.

/
"raum: residências artísticas online"
"raum" é uma plataforma online que aloja residências de artistas e estruturas ligadas à criação e programação artística e outras, com atividades nos domínios da difusão, educação e formação na área das artes - nomeadamente unidades de investigação universitária, projetos editoriais, museus, escolas de artes visuais e projetos independentes. As áreas artísticas inicialmente contempladas são a fotografia, as artes visuais, cinema, arquitectura, design, música e artes sonoras. Mais informações: http://raum.pt/info.

/
Contacto:
raum: residências online
Rua das Pedras Negras, N 36, 3º direito
1100-403 Lisboa 
http://raum.pt/