Encontra-se aberto, até dia 15 de dezembro, o período de candidaturas para a seleção de duas pessoas participantes de Portugal que irão integrar o Laboratório de Direção de Orquestra Juvenil, promovido pela DGARTES no âmbito do Programa de Cooperação Ibero-Americana IBERORQUESTRAS JUVENIS.
Esta formação decorrerá entre 12 e 17 de janeiro de 2026 em Viana do Castelo e destina-se a maestros/inas e professores/as que pretendam aperfeiçoar a sua técnica de direção de orquestras, bandas ou outros agrupamentos musicais infantis e juvenis, residentes na Região Norte do país. O programa inclui análise e prática de técnica gestual, estratégias para ensaios, comunicação efetiva com instrumentistas, leitura e interpretação de partituras e direção de repertório orquestral. A formação requer qualificação musical mínima equivalente ao 8.º grau do ensino artístico especializado ou licenciatura em Música, e pelo menos dois anos de experiência em direção de agrupamentos instrumentais.
Realizado em parceria com a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho, o Laboratório desenvolve a componente prática com a orquestra da escola, oferecendo um contexto real de aplicação pedagógica e técnica da direção orquestral. A formação será orientada pelos maestros Diogo Costa e Alberto Roque que partilharão o seu conhecimento e experiência em técnicas de direção, comunicação com a orquestra, estratégias de ensaio, leitura e interpretação de partituras, bem como análise crítica das sessões práticas. O Laboratório contará com a participação total de seis pessoas formandas de Portugal, do Brasil, de El Salvador e do Uruguai, promovendo uma troca de experiências num ambiente multicultural e culminando numa apresentação pública.
Criado em 2018, o Programa IBERORQUESTRAS JUVENIS promove a prática musical orquestral entre crianças, adolescentes e jovens como instrumento de formação artística, desenvolvimento pessoal e inclusão social. Financiado e coordenado em parceria entre vários países Ibero-Americanos, o programa fomenta projetos conjuntos, bilaterais e multilaterais, reforçando o Espaço Cultural Ibero-Americano.
Portugal aderiu ao programa em 2023, por proposta da DGARTES junto do Ministério da Cultura, assumindo o compromisso de valorizar a música como meio de desenvolvimento pessoal, artístico e comunitário e de fortalecer a cooperação cultural Ibero-Americana.
–
Convocatória disponível aqui.
Formulário de Candidatura aqui
Mais informações: internacional@dgartes.pt
Data de publicação: 27-11-2025
