IBERCENA apoia 27 projetos artísticos Portugueses

Cooperação Ibero-Americana
IBERCENA apoia 27 projetos artísticos Portugueses
Linhas de Apoio IBERCENA 2025-2026

"H", Cia. La Corcoles, no Festival Trengo 2025

Apoio Ibercena | Fundo de Apoio às Artes Cénicas 2024/2025

Já são conhecidos os resultados das Linhas de Apoio do Programa IBERCENA 2025-2026, que nesta edição irão financiar um total de 131 projetos, mais 20 que na edição anterior.

Com um financiamento aproximado de 120.000 euros, 19 projetos artísticos portugueses foram selecionados na linha de Programação de Festivais e Espaços de Artes Performativas (seis projetos), na linha de Coprodução em Artes Performativas (oito projetos), e na linha de Criação em Residência (cinco projetos) Os projetos artísticos selecionados impõem o intercâmbio artístico com nove países-membros - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá e Peru -, veiculando a possibilidade de relações de trabalho artístico que perdurem para lá da execução do projeto selecionado. Os resultados anunciados pelo Programa IBERCENA podem ser consultados aqui.

A decisão destes apoios partiu da XLII Reunião do Conselho Intergovernamental IBERCENA, que decorreu online, no passado dia 25 de novembro.

Para além destes 19 projetos apoiados, em 2026, terão apresentação pública oito projetos com a confirmação de artistas portugueses propostos pelo Brasil, Chile, Espanha e Uruguai. Referir ainda a possibilidade de apresentação de propostas artísticas às convocatórias abertas a publicitar pelos projetos selecionados pelos restantes países-membros, num total de 24 projetos de criação em residência e de programação em festivais.

São ainda beneficiários indiretos do Fundo IBERCENA todos os artistas nas áreas do teatro, dança e circo que desenvolvam atividade em território nacional e que tenham sido convidados a integrar projetos artísticos dos restantes 18 países do Programa, promovendo o espírito de troca de experiência e de conhecimento, de contacto com outras metodologias de trabalho no domínio da criação, e de promoção da igualdade e inclusão social através das artes performativas

Na celebração de 2025 - Ano Ibero-Americano das Artes Cénicas, importa referir o reforço da quota de Portugal assegurando uma presença mais robusta no Programa para lá das linhas regulares de apoio, como sendo a participação em projetos especiais e em grupos de reflexão. Em 2026, serão envidadas diligências para alargar a outras geografias a implementação do Programa, tendo Portugal um papel relevante na aproximação aos países africanos de língua portuguesa.

A operacionalização do IBERCENA é assegurada pela DGARTES em Portugal, sendo a quota financeira partilhada com o Camões, IP.