Decorre até 1 de fevereiro de 2026 o prazo para candidaturas ao Programa Internacional de Residência Curatorial SAC 2026 destinado a curadores internacionais.
Este programa de residência insere-se no projeto Sant Andreu Contemporani, iniciativa cultural e artística em Barcelona (Espanha), focada na promoção da criação contemporânea (artes visuais, cénicas, música) no Distrito de Sant Andreu, que apoia artistas emergentes através de exposições, residências, produção de projetos e atividades em torno do Prémio de Artes Visuais Miquel Casablancas.
O concurso é organizado em colaboração com a Fabra i Coats, antiga fábrica têxtil convertida numa grande "Fábrica de Criação" (Fàbrica de Creació) enquanto centro para artistas.
No âmbito deste programa, está aberto concurso para apresentação de propostas para selecionar um(a) curador(a) internacional, que integrará o júri do Concurso de Artes Visuais Miquel Casablancas 2026 e, posteriormente, desenvolverá um projeto curatorial com uma seleção de artistas catalães escolhidos entre os candidatos ao prémio. O projeto deverá ser apresentado no país de residência do curador ou noutro espaço internacional que o acolha.
A residência cobre as despesas de seleção do prémio e da proposta curatorial (2.000 €, sujeitos a impostos aplicáveis), os custos de gestão e produção da exposição (2.000 €, sujeitos a impostos aplicáveis), alojamento e viagens.
Por razões de sustentabilidade, o âmbito geográfico contemplado para as propostas é a Europa, o Mediterrâneo e o Norte de África.
O formulário de inscrição será encerrado à meia-noite de 1 de fevereiro de 2026 e as candidaturas não serão aceites após esse horário.
Em caso de dificuldades com o formulário de inscrição online, a documentação necessária deverá ser enviada por e-mail antes da meia-noite de 1 de fevereiro de 2026.
O(a) artista selecionado(a) será divulgado(a) durante o mês de fevereiro de 2026.
→ Formulário
Data de publicação: 10.12.2025

