No dia 12 de dezembro, a Casa sem Telhado / Pó de Vir a Ser promove a conversa "Como fazer junto: mediação cultural, arte e participação", com a curadora Valquíria Prates. A sessão decorre online (via zoom), às 15h.
Casa sem Telhado é uma plataforma de partilha e experimentação artística que reúne artistas e arte-educadores do Brasil e de Portugal, em encontros híbridos – presenciais e online – que transcendem e questionam as fronteiras físicas do espaço comum. Ao longo de oito sessões, o projeto promove o intercâmbio de práticas, visões e métodos artísticos através de meios telemáticos, aproximando territórios criativos distantes num espaço comum de reflexão e criação.
Nesta edição, Valquíria Prates participará com uma conversa sobre processos de criação em arte, planejamento, realização, registro e partilha pública de narrativas (sobre os processos de criação), com foco na produção de artistas, instituições culturais e comunidades que constituem território em parceria com comunidades.
Valquíria Prates (03.01.1977 - São Paulo/SP, Brasil) é pesquisadora, educadora e curadora. Graduada em Letras e mestre em políticas públicas de acessibilidade pela Universidade de São Paulo e doutora pelo Instituto de Artes da Unesp com a tese Como fazer junto: a arte e a educação na mediação cultural. Fundadora da AVE (Agência de Viagens Espaciais), atua como colaboradora de museus, bibliotecas, universidades, escolas e instituições culturais, coordena programas de educação, mediação e formação, realiza curadorias de exposições e organiza publicações.
A Pó de Vir a Ser integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)
Data de publicação: 10.12.2025

