Projeto Guarda Soleiros promove workshop de introdução ao cinema analógico

Workshop
Projeto Guarda Soleiros promove workshop de introdução ao cinema analógico
[Arte e Periferias Urbanas]

Entre 11 e 13 de dezembro, o projeto GUARDA SOLEIROS vai promover, em Avintes, um workshop de introdução ao cinema analógico. A iniciativa é organizada em parceria com o cineclube Pedra D'Audiência, sediado na Casa da Cultura Francisco F. M. R. Júnior.

Ao longo dos 3 dias serão transmitidos aos participantes "os conhecimentos basilares de produção cinematográfica analógica, num contexto experimental, utilizando processos manuais e película preto e branco negativo. Desde o manuseamento de uma câmara, à captação de imagem, seguido de procedimentos de revelação manual e projeção de filmes". As inscrições deverão ser efetuadas através de guardasoleiros.info@gmail.com.

conheça o calendário das sessões

Guarda Soleiros é um centro de investigação artística em práticas tradicionais e contemporâneas, atualmente em fase de restauro. Trata-se de uma antiga fábrica familiar de guarda-sóis situada na zona de Maragão, próximo do rio Douro (em Avintes), que encerrou nos anos 90. 

Apoiado pelo Programa de Apoio em Parceria Arte e Periferias Urbanas (uma parceria entre a Direção-Geral das Artes e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo), este projeto promoverá regularmente — a partir de outubro de 2026 — oficinas e residências que terão a participação, orientação e colaboração de artesãos da comunidade local e de artistas e investigadores internacionais que recorrem a técnicas manuais para o desenvolvimento da sua prática. Todas as atividades irão contar com "uma curadoria cuidada, que terá em consideração, neste contexto, a qualidade e pertinência dos projetos".

Concebido pela artista e docente Laetitia Morais, o projeto pretende estimular e desenvolver as práticas culturais da freguesia de Avintes, "em declínio desde o final do séc. XX, após interrupção dos transportes fluviais que ligavam este lugar ao centro de Gaia e Porto, o que teve por consequência, em conjunto com o encerramento das pequenas indústrias familiares, o isolamento desta comunidade em relação aos centros urbanos mais próximos". 

 

 

 


Data de publicação: 10.12.2025