Teatro Meridional promove Jornadas de Reflexão sobre o impacto da descolonização nas artes performativas

Jornadas
Teatro Meridional promove Jornadas de Reflexão sobre o impacto da descolonização nas artes performativas
[15 e 16 dezembro, Lisboa]

Nos dias 15 e 16 de dezembro, o Teatro Meridional promove as Jornadas de Reflexão sobre o Impacto da Descolonização nas Artes Performativas. O evento reúne artistas, investigadores, companhias, instituições "e todos os que vivem a cultura de perto para refletir sobre como o legado colonial continua a atravessar a criação contemporânea e de que forma podemos construir futuros mais plurais". A iniciativa assinala os 50 anos das independências de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, abrindo um diálogo horizontal sobre memória, política, circulação, criação e cooperação cultural.

O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, fará uma intervenção sobre o tema "O apoio das instituições na criação de pontes com países da lusofonia", no primeiro dia das Jornadas (dia 15), às 15h. Com moderação a cargo de Miguel Abreu, o painel irá também contar com as participações de Cristina Caetano (Camões - ICL), Fábio Sousa (Procultura) e Maria Hermínia Cabral (F. C. Gulbenkian). 

No dia 16, às 19h, terá lugar uma leitura encenada a partir de um texto de Mariana Antão, criado no àmbito do Laboratório de Dramaturgia (TM 2023), desenvolvido sobre o tema do "Retorno".

A entrada é gratuita (sujeita à lotação da sala).

conheça o programa completo

 

 

 


Data de publicação: 10.12.2025