A pouco mais de 30km de distância, jovens oriundos de São Tomé e Príncipe estudam em escolas profissionais de Vouzela e de Castro Daire, não se conhecendo entre si. O projeto "Um desconhecido da nossa terra" tem como propósito servir de complemento ao processo de formação profissional dos jovens de São Tomé e Príncipe que se encontram a viver na sub-região beirã de Viseu Dão-Lafões, nas vilas de Vouzela e de Castro Daire. O objetivo é dinamizar a relação entre si e com a comunidade local e promover um conjunto de atividades, tendo como ponto de partida o teatro, que facilitem a sua integração e convivência, para lá da vida escolar. Consistindo num programa anual que coincide, grosso modo, com o ano letivo, o trabalho será desenvolvido em dois grupos a funcionarem paralelamente mas em separado, de modo a preparem encontros que vão acontecer duas vezes, em forma de espetáculos abertos ao público: o primeiro, em janeiro de 2026; e o segundo, próximo ao final do ano letivo, em maio de 2026.
Um projeto apoiado pela República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto | Direção-Geral as Artes e integrado nas atividades da Rede Tramontana, co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia. A Binaural Nodar é uma entidade cultural apoiada pela República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto | Direção-Geral das Artes.
_
Ficha artística e técnica:
Autoria, dinamização comunitária e dramaturgia: Rui Catalão
Coprodução: Irreal e Binaural Nodar
Parcerias: Escola Profissional de Vouzela, Escola Profissional Mariana Seixas (Pólo de Castro Daire), Município de Vouzela, Município de Castro Daire
Registos fotográficos e multimédia: Liliana SIlva e Nely Ferreira
Desenho Gráfico: Liliana Silva
Financiamento: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto | Direção-Geral das Artes.
_
Locais, datas e horários de apresentação:
ESCOLA PROFISISONAL DE VOUZELA
ESCOLA PROFISSIONAL MARIANA SEIXAS (PÓLO DE CASTRO DAIRE)
DEZEMBRO 2025 – MAIO 2026
_
Link para site:
https://www.binauralmedia.org

