A Escola do Reparar Ed#7 — programa anual de (trans)formação, investigação e criação do AND Lab (Lisboa) abriu inscrições para a edição de 2026, que decorre entre março e agosto nas modalidades Artista Residente, Integral e Parcial, propondo um percurso vivencial e colaborativo, "onde práticas, jogos e rituais trabalham modos de reparação íntimo-colectiva, com atenção ao corpo-soma, à relação e ao comum".
“Re-flexo & Re-clame: a rechamação do mistério”
Esta edição convida a investigar as co-operações entre Re-flexo e Re-clame e a nova ferramenta-conceito da Rechamação. Em ligação ao elemento água e às suas sabedorias de dis-solução, trans-forma-ação e condução, a proposta é pesquisar modos de re-sintonizar com a inseparabilidade, afinando gesto, pensamento e palavra. Rechamar, como gesto de renomeação e reconvocação, aponta para uma relação de reverência ao Mistério, abrindo caminho, de perto em perto, para reformular o que vem sendo dito e feito injustamente.
A Escola do Reparar pode ser vivida em três diferentes modalidades de participação:
Artista Residente: Acesso por candidatura. Percurso de investigação-criação [under]stANDing, de 16 março a 3 maio, com Fernanda Eugenio e Coletivo AND, entre Lisboa e Barril de Alva. As 3 pessoas selecionadas acompanham todo o processo da edição, com bolsa de 100% para hANDling e LANDscape, honorários e apoio em alojamento, refeições e deslocações nas atividades fora de Lisboa. Candidaturas até 5 janeiro 2026.
Integral: Acesso por inscrição direta. Percurso completo de formação e vivência no MO_AND, entre 10 maio e 1 agosto, combinando o ciclo hANDling em Lisboa e o retiro LANDscape no Barril de Alva. Inclui 45 horas de formação e 60 horas de vivência imersiva, com 11 vagas no total, das quais 1 é bolsa a 100% desta modalidade.
Parcial: Acesso por inscrição direta. Percurso focado em hANDling, de 10 maio a 7 julho, no espaço AND Lab em Lisboa, com laboratórios intensivos aos domingos e oficinas de prática às terças. São 11 vagas, com 7 lugares pagos e 4 bolsas que cobrem 100% do valor desta modalidade.
BOLSAS: Em todas as modalidades existem bolsas atribuídas por candidatura, com comparticipação de 100% da propina nas modalidades Integral e Parcial, dirigidas a pessoas em contextos de desigualdade e vulnerabilidade específicos (racial, de género, de classe, deficiência/PCD, migração, refúgio, entre outras). As pessoas selecionadas para bolsa assumem também apoio logístico 30 minutos antes e 30 minutos após cada sessão. Resultados até ao início de fevereiro de 2026.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção, Conceção e Facilitação: Fernanda Eugenio
Assistência de Direção: Mariana Pimentel
Cofacilitação: Mariana Pimentel e Manoela Rangel
Design Gráfico e Plataforma Digital: Alexandre Eugenio
Fotos do Projeto Gráfico: Oleg Doroshenko
Produção: Luís Filipe Fernandes
Gestão: Rita Maia
Comunicação: Eduardo Quinhones Hall
Documentação Audiovisual: Violeta Mora, Inês T. Alves
Parcerias: Espaço alKantara, Trust Collective
Apoios Locais: Junta de Freguesia de Côja e Barril de Alva, RIJU Coja
Uma iniciativa AND Lab - Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da convivência, apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Data de publicação: 17.12.2025

