Quarenta e um participantes marcaram presença, na passada terça-feira (16 de dezembro), no 2.º Encontro de Projetos "Arte e Periferias Urbanas", que decorreu no Mercado Municipal da Serra das Minas, em Rio de Mouro (Sintra).
A iniciativa, organizada pela Direção-Geral das Artes (DGARTES) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA), reuniu, pela segunda vez, as equipas dos dez projetos apoiados pelo programa da DGARTES em parceria com a AIMA, cujo financiamento envolveu um total de 32 entidades parceiras de 9 concelhos com o objetivo de, através das artes, contribuir para a valorização das dinâmicas culturais e socio territoriais em contexto urbano.
Durante o dia, as equipas refletiram sobre como construir atividades artísticas realmente comuns e significativas para artistas, entidades locais e comunidades. Foram partilhadas questões críticas com as quais os projetos se têm deparado, como os desafios relacionados com parcerias, redes e envolvimento dos territórios, destacando-se a importância de programas de apoio como o "Arte e Periferias Urbanas", mas também a necessidade da sua continuidade, reforço de financiamento e alargamento do prazo para a criação e realização dos projetos, por forma a fortalecer a relação de confiança e proximidade entre todos os envolvidos (artistas, entidades locais e comunidades). Foi ainda sublinhada a importância de processos que permitam uma aprendizagem sustentada na avaliação e a importância dos arquivos como memória dos projetos.
O 2.º Encontro de Projetos "Arte e Periferias Urbanas" contou com as intervenções de Américo Rodrigues (Diretor-Geral das Artes), Vera Barracho (conselho diretivo AIMA, I.P.) e Odete Dias (chefe de divisão de promoção de eventos e gestão de equipamentos culturais da Câmara Municipal de Sintra ). José Reis (AIMA) e Raquel Afonso (DGARTES) moderaram a conferência "O que construímos até agora e o que não sabíamos: partilha de experiências, dúvidas e equívocos" e João Teixeira Lopes moderou o debate "O que nos dizem os territórios?". O Encontro contou, também, com as apresentações de Tiago Mota Saraiva (Qual o espaço que ocupamos no espaço publico do nosso bairro? Como nos apropriamos do espaço publico, o criamos e o partilhamos?) e de Raquel Belchior (Como construímos processos de participação e de decisão coletiva, em contextos artísticos, em territórios urbanos?).
Data de publicação: 18.12.2025

