Entre 12 e 17 de janeiro de 2026, a DGARTES, em colaboração com a ARTEAM – Escola Profissional Artística do Alto Minho, promove o Laboratório de Direção de Orquestra Juvenil, no âmbito do Programa Iberorquestras Juvenis.
O Laboratório reúne participantes de Portugal, Brasil, Uruguai e El Salvador e centra-se no desenvolvimento de competências em direção de orquestra, com foco específico no trabalho com orquestras juvenis. Durante seis dias, os/as participantes irão trabalhar técnica gestual, comunicação com a orquestra, estratégias para a condução de ensaios, leitura e interpretação de partituras e direção de repertório orquestral. A formação será orientada pelos maestros Diogo Costa e Alberto Roque e combina sessões teórico-práticas com ensaios com orquestra juvenil, promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa, bem como o intercâmbio de experiências no espaço ibero-americano.
O Laboratório integra a estratégia da DGARTES de reforço da qualificação artística e pedagógica de profissionais que trabalham com jovens músicos/as e de valorização da cooperação cultural internacional, contribuindo para o fortalecimento dos sistemas de educação musical juvenil.

