A Pele promove “Desaprender - práticas de mediação cultural”, um curso de formato presencial para o desenvolvimento de estratégias de criação e mediação de espaços e projetos culturais mais justos, representativos e acessíveis.
Especialmente dirigida para profissionais (empregados ou desempregados) e estudantes em áreas de intervenção cultural, social e educativa, esta ação de formação gratuita (a aguardar confirmação de certificação) terá uma duração total de 32 horas (2 horas online e 30 horas presenciais) e decorrerá em março, no Porto. As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro.
Realizado no âmbito do projeto europeu - Training Contact Zone - atualmente a decorrer em 7 países – o curso centra-se no conceito de zona de contacto enquanto espaço cultural e social onde diferentes (e por vezes opostas) perspetivas, experiências e narrativas são colocadas em contato, coexistência e diálogo.
“No atual contexto, as zonas de contacto revelam-se ainda mais pertinentes e urgentes ao: (1) desafiar as narrativas dominantes e amplificar as vozes normalmente silenciadas e mais marginalizadas; (2) encorajar a multivocalidade; (3) promover a empatia e compreensão entre grupos e comunidades diversas: (4) estimular processos de reparação e ressignificação da memória coletiva; (5) ativar diálogo, experimentação criativa e participação junto de comunidades e grupos subrepresentados”.
→ saiba +
Data de publicação: 20.01.2026

