De 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026, músicos que estejam a criar e/ou fazer arranjos de repertório musical associado à dança, podem candidatar-se a esta bolsa de apoio à edição! A Bolsa “Agora o Folk” pretende criar esta oportunidade no panorama atual do folk para dançar, com um valor de 2500€. Como entidade que dedica tempo à investigação de repertório musical associado à dança, a PédeXumbo tem o conhecimento de um vasto espólio que poderá ser explorado musicalmente por músicos que estão dedicados a compor e a fazer arranjos para dançar, exemplo disso é o projeto Não És Tu Sou Eu, que desafiado pela PédeXumbo criou um baile dedicado ao repertório português.
Neste sentido, é pertinente apoiar anualmente músicos e projetos nacionais que estejam disponíveis a criar e/ou fazer arranjos destes repertórios, e que o seu trabalho seja editado e disponibilizado em diferentes formatos (cd e em plataformas online). A edição musical ainda é uma forma de divulgação e promoção de projetos e poderá, desta forma, ser o veículo de projeção destes músicos e do movimento folk em Portugal.
Em 2026, este apoio pecuniário volta a ser realizado em formato de Call. Um dos requisitos para se ter acesso a esta Bolsa é que os projetos candidatos tenham uma ou mais faixas dedicadas ao repertório tradicional português para dançar.
https://pedexumbo.com/wp-content/uploads/2026/01/regulamento_agoraofolk_2026.pdf
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdADF05XUtQWWTxAM7UK7kIBQmOTKsN9jInmD_-ybYuy-tWTg/viewform
PERÍODO DE CANDIDATURA: 20 de janeiro a 20 de fevereiro de 2026
COMUNICAÇÃO DE RESULTADOS: março de 2026
DATA DE APRESENTAÇÃO: 27 a 29 de novembro de 2026, Festival Desdobra-te, Évora
_
MAIS INFORMAÇÕES
+351 266 732 504
info@andancas.net
www.andancas.net
_
LINK PARA SITE:
https://pedexumbo.com/

